Rebelião

Após fugirem da Fundação Casa, três adolescentes se entregam à polícia

Durante rebelião, um agente de 45 anos sofreu um golpe de mata-leão, teve um infarto e não resistiu

Vanessa Pimentel

Publicado em 13/12/2022 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rebelião ocorreu no domingo, com a fuga de sete internos da unidade / Reprodução/Google Street View

Continua depois da publicidade

Três adolescentes que fugiram da Fundação Casa, em Guarujá, se entregaram à polícia na segunda-feira (12). No total, sete internos escaparam da unidade durante uma rebelião iniciada na noite de domingo (11), que acabou resultando na morte de um agente de 45 anos. Ele sofreu um golpe de mata-leão, teve um infarto e não resistiu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Outro menor já tinha sido capturado no mesmo dia da fuga, próximo a uma comunidade na cidade. Três ainda não foram encontrados.

Continua depois da publicidade

Segundo a corporação, os jovens se apresentaram no DP Sede de Guarujá, passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), e foram reconduzidos à Fundação Casa, na avenida Ademar de Barros, na Vila Santo Antônio.

O caso foi registrado como ato infracional mediante violência contra pessoa, lesão corporal e homicídio. As equipes seguem buscando os outros três foragidos.

Continua depois da publicidade

A fuga

De acordo com um agente que foi feito de refém, por volta das 22 h de domingo, quando todos os internos já estavam nos quartos aguardando as portas serem fechadas, ele ouviu um barulho no corredor do andar de cima e foi averiguar o que era.

Chegando lá, notou um agente caído e ao entrar no quarto foi surpreendido por um dos menores, que lhe aplicou um golpe chamado “mata-leão”. Sem conseguir ajudar o colega, os dois tiveram as mãos e os pés amarrados com lençóis. Porém, com o estrangulamento que sofreu durante alguns minutos, o outro servidor teve um infarto e morreu.

Continua depois da publicidade

Em fuga, os jovens conseguiram pegar as chaves e foram em direção ao refeitório, onde forçaram as janelas e tiveram acesso à quadra de esportes. Lá, quebraram os alambrados e chegaram à rua.

Já em via pública, de acordo com testemunhas, os menores roubaram carros na avenida Adhemar de Barros e na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, seguindo em direção a comunidades do município.

Acionada, a Polícia Militar iniciou as buscas e capturou um deles, de 17 anos.

Continua depois da publicidade

Um terceiro agente da unidade, ao notar a ação de fuga, foi em busca dos servidores e acionou o serviço de emergência para socorrê-los. Uma viatura do Samu foi ao local, onde constatou a morte do funcionário.

Em nota, a Corregedoria Geral da Fundação Casa informou que instaurou procedimento administrativo para apuração da morte do servidor e da fuga dos adolescentes no Centro de Internação Provisória do Guarujá.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software