GUARUJÁ

Anfiteatro Ferreira Sampaio vai virar creche em Guarujá

Comunidade artística fica sem palco e esperança em Vicente de Carvalho

CARLOS RATTON

Publicado em 30/03/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Muitas crianças e jovens estão sem poder fazer arte no Distrito / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Classe artística, estudantes e apreciadores de artes sem palco e esperança em Guarujá. O Anfiteatro Ferreira Sampaio, único e resistente espaço cultural em Vicente de Carvalho, foi fechado e o prédio transformado em uma creche. O fim do espaço também representa, pelo menos temporariamente, fim das atividades culturais em uma região extremamente carente de oportunidades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Remada com Mulheres Especiais' será na Praia do Guaiúba, em Guarujá, na sexta-feira (31)

• 'Santos Dumont' tem novo trecho interditado para recapeamento em Guarujá

• Caec em Ação reúne mais de 1.500 pessoas no Morrinhos 2, em Guarujá

O anfiteatro fica na Rua Oswaldo Aranha, 800. O presidente do Conselho, Marcelo da Silva Souza, o Marcelo Wallez, disse que é muito "grave essa situação. Deveria abrir espaços e não fechar. Já havíamos perdido o coreto com a reforma da Praça das Bandeiras, um espaço muito utilizado também para espetáculos teatrais", afirma Wallez.

O presidente do Conselho lembra que o Anfiteatro Ferreira Sampaio estava muito ativo, com vários cursos acontecendo e pessoas estudando há pelo menos sete anos. "Houve uma comoção nas famílias das alunas e alunos. Fiz uma reunião com o secretário de Cultura (Renato Pietropaolo) e ela me garantiu que seria encontrado um novo espaço para retorno do Ferreira Sampaio e um novo coreto na Praça 14 Bis. Estamos aguardando e vamos continuar pressionando", afirma.

Continua depois da publicidade

PREFEITURA

A Prefeitura de Guarujá confirmou. Revela que, com objetivo de ampliar o atendimento do Ensino Infantil a crianças que constam na lista de espera por uma vaga em creche junto à rede municipal, um novo Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) será entregue.

Para isso, o prédio onde funcionava o Anfiteatro Ferreira Sampaio passará por adequações para a implantação de uma nova creche.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme informa, desde 13 de março, as oficinas culturais que eram desenvolvidas no Anfiteatro passaram a ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na Rua Azuil Loureiro, 235 - Santa Rosa. Os dias e horários permanecem os mesmos, sem prejuízos aos munícipes.

Por fim, conforme adiantou Wallez, em breve, um novo polo cultural direcionado aos moradores do Distrito de Vicente de Carvalho será disponibilizado.

MOSTRA DE CINEMA

Continua depois da publicidade

Se por um lado um ponto de cultura se fecha, de outro, iniciativas privadas insistem em manter a chama cultural acesa. O Cineclube Casa3 de Guarujá recebe neste sábado (1), às 19h30, a 6ª Edição da Mostra Livre de Cinema, com a exibição dos filmes selecionados no panorama "Cinema Negro".

A mostra apresenta dentro do panorama filmes dirigidos e produzidos por pessoas negras, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer histórias, narrativas e culturas importantes.

O projeto conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produção da Frame7 Cinema. Toda a programação é gratuita e acessível a todo público. Mais informações em: www.mostralivre.com.br #mostralivredecinema #mlc2023.

Continua depois da publicidade

O Cineclube Casa3 é um espaço para filmes brasileiros que tem programação todo o primeiro sábado do mês. As sessões são gratuitas e seguidas de um bate papo a respeito do filme exibido.

O cineclube é uma produção da Casa3 com produção executiva de Marcelo Wallez. A curadoria dos filmes e programação das sessões é feita pelo pesquisador de cinema Eduardo Bordinhon.

Já foram exibidos filmes como Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hiszman e o premiado Marte Um, de Gabriel Martins, filme que foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para o Oscar 2023. Em maio, o filme será Limiar, de Coraci Ruiz.

Continua depois da publicidade

Confira os filmes: Mergulho - Direção: Marton Olympio e Anderson Jesusl; Nossos Passos Seguirão os Seus - Direção: Uilton Oliveira; Entre o Passado - Direção: Larissa Estevam; Sua Majestade o passinho - Direção: Mannu Costa, Carol Correia e Nó na garganta - Direção: Vitor Reis.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software