Os alunos também decidiram expor para outras crianças e funcionários, as mensagens e desenhos em formato de cartaz, no pátio da Escola / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, os alunos da Escola Municipal Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva (Morrinhos III), em Guarujá, transformaram em um e-book 37 mensagens de apoio e desenhos motivacionais. Denominado "Não Fique Triste...", o material foi produzido por 50 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que integram o Programa de Linguagens da Educação Integral (PLEI).
Katiuscia Messias, uma das professoras que aplicou o Projeto em sala, explica que a ideia surgiu durante conversa com as crianças sobre o Setembro Amarelo. "Sugerimos um exercício de escrita em que eles escrevessem mensagens para pessoas que estão em sofrimento e sem apoio. O conteúdo foi uma bela surpresa recheado de afeto e esperança".
Continua depois da publicidade
Os alunos também decidiram expor para outras crianças e funcionários, as mensagens e desenhos em formato de cartaz, no pátio da Escola. A resposta foi extremamente positiva, levando à criação do livro digital ilustrado, sendo também encaminhado aos pais.
A coordenadora do PLEI e articuladora da iniciativa na Unidade, Soraia da Cruz Souza, elogiou a atitude dos alunos. "A criação é a coletânea do e-book são positivos e nos mostram que temos muito que aprender com as crianças. E falar sobre saúde mental desde a infância é de suma importância", frisou.
Continua depois da publicidade
Ela acrescenta ainda que, o Programa de Linguagens da Educação Integral busca ofertar aos alunos da rede municipal de ensino Guarujá, além do reforço escolar, uma visão integral sobre os alunos, alinhada à dimensão cultural, social e afetiva dos educandos. "O resultado são produções como esta".
Dados
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.
Continua depois da publicidade