Continua depois da publicidade
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, participará da solenidade de posse no Parlamento do presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, no domingo (4), em Teerã, capital do país. No dia anterior, Rohani será nomeado em uma cerimônia com a presença do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
Sua vitória encerra oito anos de governo de Mahmoud Ahmadinejad, cercado de embates com os Estados Unidos e parte da comunidade internacional, principalmente em decorrência do programa nuclear iraniano.
O presidente eleito participou hoje (2) das celebrações do dia de Al Quds, que apoia a causa palestina. Em uma alusão à retomada do diálogo entre Israel e Palestina esta semana, Rohani disse que “sob o pretexto de reconciliação, Israel continua [a manter] sua natureza agressiva e os israelenses pensam que essa é uma oportunidade adequada para mostrar uma aparência de busca pela paz, mas eles continuam com as agressões no âmbito interno”.
Milhões de iranianos tomaram, nesta sexta-feira, as ruas do país para manifestar solidariedade aos palestinos e expressar raiva contra as políticas do regime israelense e seus aliados. A rejeição à existência do Estado de Israel tem sido um dos aspectos principais da política externa do regime iraniano desde a Revolução Islâmica de 1979.
Continua depois da publicidade