Governo

Mesmo sem acordo, Câmara deve votar hoje destinação de royalties do petróleo

Sob o argumento de que é preciso evitar a judicialização do tema, a orientação do governo é manter a proposta aprovada no Senado

Publicado em 10/07/2013 às 14:28

Compartilhe:

Depois de uma tentativa frustrada ontem (9), a Câmara dos Deputados deve votar hoje (10) o projeto que destina royalties do petróleo à educação e à saúde. O texto vai à votação mesmo sem acordo entre os partidos.

Sob o argumento de que é preciso evitar a judicialização do tema, a orientação do governo é manter a proposta aprovada no Senado, que destina 50% apenas dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal aos dois setores.

Já a oposição e até o relator da proposta na Câmara,  André Figueiredo (PDT-CE), tentarão garantir o projeto aprovado pelos deputados, que prevê aplicação de metade do valor total do fundo nas áreas.

A Câmara dos Deputados deve votar hoje o projeto que destina royalties do petróleo à educação e à saúde (Foto: Divulgação)

“Os dois principais partidos [PT e PMDB] não representam a metade mais um da necessidade de votação. Eles somam pouco mais de 30%, mas, mesmo dentro dos dois principais partidos, existe um núcleo de educação que é extremamente consciente e quer votar o projeto da Câmara, porque sabe da importância de ser materializada esta proposta”, disse Figueiredo.

A proposta aprovada no Senado na semana passada manteve a previsão da Câmara de destinar 75% dos royalties do petróleo fossem destinados à educação e 25% à saúde.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Morre cantor Conrado Pouza, aos 45 anos

Ele havia voltado aos palcos em julho, após enfrentar sérios problemas de saúde

Variedades

Será que dará Oscar? Com Saoirse Ronan, drama 'Blitz' ganha trailer; confira

Produção é dirigida por Sir Steve McQueen, de '12 Anos de Escravidão'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter