Governo

Manifestantes turcos denunciam autoridades por violência policial

Em Istambul, no entanto, não houve registro de incidentes. Os manifestantes concentraram-se na Praça Taksim, sob vigilância policial

Publicado em 19/06/2013 às 10:34

Compartilhe:

Os líderes dos protestos na Turquia apresentaram queixa formal à Procuradoria de Istambul contra a violência policial cometida nas manifestações que ocorrem há cerca de três semanas. O movimento intitulado Solidariedade Taksim denunciou por abusos as autoridades municipais e de segurança, além dos responsáveis pela empresa Kalyon, que teriam orientado os funcionários a atuar contra os manifestantes.

Em três semanas de protestos, quatro pessoas morreram, mais de 600 foram detidas e segundo a  Associação dos Médicos Turcos, houve 7.822 feridos – dos quais 59 em estado grave e seis em estado crítico. Pelos relatos, os confrontos entre policiais e manifestantes invadiram a madrugada em Ancara e Eskisehir. Houve uso de gás lacrimogêneo e bombas de água para dispersar os manifestantes.

Em Istambul, no entanto, não houve registro de incidentes. Os manifestantes concentraram-se na Praça Taksim, sob vigilância policial. As manifestações na Turquia começaram em protesto à construção de um centro comercial no Parque Gezi, em Istambul, ao lado da Praça Taksim. Porém, nos últimos dias, houve protestos contra o governo que é acusado de autoritarismo.

Em três semanas de protestos, quatro pessoas morreram e mais de 600 foram detidas (Foto: Burhan Bilici/AssociatedPress)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Travessia de balsas no Litoral de SP é paralisada por conta dos fortes ventos

Cidades da região estão enfrentando problemas por conta do tempo no começo da noite desta sexta

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3200, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter