Governo

Chanceleres do Equador e do Reino Unido discutem situação de Assange

Julian Assange se tornou conhecido internacionalmente pela divulgação de documentos sigilosos de autoridades e governos de vários países

Publicado em 17/06/2013 às 10:29

Compartilhe:

Às vésperas de o fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, completar um ano abrigado na Embaixada do Equador em Londres, os ministros das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, e do Reino Unido, William Hague, reúnem-se hoje (17) para discutir a situação. Ontem (16), Patiño conversou com Assange. O chanceler equatoriano disse que o encontrou com “bom ânimo” e que o Equador está determinado a proteger o australiano e garantir a preservação dos seus direitos.

“[O governo do Equador] está firmemente comprometido a proteger seus direitos e evitar que ele [Assange] seja extraditado para um terceiro país", disse o chanceler, referindo-se à disputa promovida pela Suécia e os Estados Unidos para que Assange seja julgado nesses países e não siga para o Equador.

Fundador do site WikiLeaks, Assange se tornou conhecido internacionalmente pela divulgação de documentos sigilosos de autoridades e governos de vários países.

Julian Assange está prestes a completar um ano abrigado na Embaixada do Equador em Londres (Foto: Divulgação)

Em 2012, o Equador concedeu asilo político a Assange, mas o Reino Unido não deu salvo-conduto para que ele deixe a embaixada equatoriana. Sem o documento britânico, o fundador do WikiLeaks fica impedido de deixar a representação diplomática sob o risco de ser preso e até extraditado.

Na próxima quarta-feira (19), Assange completa um ano que está abrigado na Embaixada do Equador em Londres. Ele pediu asilo ao Equador para impedir sua extradição, porque é acusado de crime sexual. Nos Estados Unidos, ele pode responder por crimes de espionagem, fraude e abuso no uso de computadores.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

Diário Mais

Saiba qual o lanche secreto do McDonald´s que brasileiros descobriram e querem aqui

Nas últimas semanas o assunto voltou a tomar as redes sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter