Continua depois da publicidade
Encontrar Xavi na lista de relacionados já é rotina que dura 18 anos no Barcelona, mas pode terminar em junho. O meio-campista pode trocar o clube catalão pelo Al Sadd, do Catar, no qual receberia 10 milhões de euros (cerca de R$ 35 mi) por temporada.
O meio-campista espanhol é o jogador que mais atuou na história do Barça, tendo passado das 750 partidas em quase duas décadas de clube. Revelado em 1998, ele nunca defendeu outra equipe na carreira.
Segundo o diário El Mundo Deportivo, seu contrato com o Al Sadd deve ser de três temporadas, com opção de renovação por mais uma. Xavi chegou a ter propostas de franquias da Major League Soccer, mas preferiu o país árabe.
Continua depois da publicidade
O meio-campista trocará a permanência na Catalunha para, além de atuar no Al Sadd, ser professor no centro de desenvolvimento de futebol do Catar. Chamado de Academia Aspire, o espaço é voltado à revelação de jogadores. O projeto da seleção catari é alcançar nível competitivo até a Copa do Mundo de 2022, da qual será anfitriã.
Os 35 anos fazem com que Xavi não seja mais unanimidade no meio-campo azul e grená. Apesar de manter a classe que lhe é peculiar, ele tem diminuído sua participação na equipe por concorrer com Rakitic, Iniesta e Rafinha. O meia esteve pouco mais da metade dos 2,5 mil minutos jogou neste Campeonato Espanhol.
Continua depois da publicidade