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O alemão Sebastian Vettel voltou a abrir vantagem na liderança do Campeonato Mundial da Fórmula 1. E da melhor forma possível. Na manhã deste domingo, ele venceu o Grande Prêmio da Alemanha pela primeira vez, em uma corrida em que assumiu a liderança já na primeira curva, e garantiu a festa da torcida em Nurburgring.
Com a primeira vitória em casa, a 30ª de sua carreira, Sebastian Vettel diminui a lista de eventos que ainda não venceu. Das provas que fazem parte do atual calendário da Fórmula 1, o alemão, tricampeão da categoria, só não subiu ao lugar mais alto do pódio no GP da Hungria, próxima etapa, e dos Estados Unidos, que ficou fora da programação entre 2008 e 2011.
O pódio em Nurburgring neste domingo foi completado com a dupla de pilotos da Lotus. Kimi Raikkonen ficou com a segunda colocação, logo à frente de seu companheiro, o francês Romain Grosjean. Fernando Alonso foi o quarto, seguido por Lewis Hamilton e Jenson Button. O brasileiro Felipe Massa abandonou a prova ainda na quarta volta.
O resultado deste domingo deixa Vettel mais tranquilo na liderança do Mundial de Fórmula 1, agora com 157 pontos, agora 34 de vantagem para o espanhol Fernando Alonso. Raikkonen aparece na terceira colocação da temporada, com 116. A próxima etapa do campeonato é o GP da Hungria, marcado para 28 de julho.
A prova
Os carros da Red Bull começaram bem a corrida em Nurburgring, neste domingo, e ultrapassaram Lewis Hamilton logo na largada, com Sebastian Vettel assumindo a ponta, seguido por Mark Webber. Felipe Massa também fez bom início de prova e completou a primeira volta na sexta colocação.
Mas a corrida do brasileiro acabou ainda na quarta volta, quando ele perdeu o controle de sua Ferrari e escapou na curva do fim da reta principal. Mesmo sem acertar a barreira de proteção, o piloto paulista abandonou a corrida, dando a impressão de um problema mecânico.
Os ponteiros iniciaram seus pit-stops na sétima volta, com Lewis Hamilton entrando nos boxes para colocar pneus médios. Dois giros depois foi a vez do líder Sebastian Vettel trocar os compostos e voltar à pista sem incidentes. Já Webber teve problemas em sua parada. Um dos pneus do carro do australiano não foi preso corretamente e se soltou quando ele deixava os pits, acertando um cinegrafista.
Fernando Alonso foi aos boxes mais cedo do que o esperado, já na 13ª volta, trocando sua estratégia inicial de permanecer o máximo de tempo possível na pista com os pneus médios da largada.
O destaque da primeira parte da corrida em Nurburgring foi o francês Romain Grosjean da Lotus. Ele permaneceu 14 giros com os pneus macios, o que o fez pular para a segunda colocação. Quando retornou dos boxes, ele foi constantemente mais rápido do que Vettel e se aproximou da briga pela liderança.
A dinâmica da prova foi alterada na 25ª volta por conta da quebra do carro de Jules Bianchi. Após o motor estourar, ele largou sua Marussia ao lado da pista em um área de declive, mas em ponto morto o veículo começou a descer, atravessando a pista de ré sem piloto. Com isto, o safety car deixou os boxes, o que fez os competidores anteciparem seus pit-stops.
A relargada ocorreu na 30ª volta em que Vettel conseguiu defender sua liderança da pressão exercida pelos pilotos da Lotus. O alemão parou novamente no 42º giro, deixando Kimi Raikkonen temporariamente na liderança. O finlandês andou rápido até a 50ª volta, quando foi aos boxes e colocou pneus macios.
A tática o fez retornar à corrida mais rápido do que os rivais e o colocou na briga pela vitória. Ele passou Romain Grosjean faltando cinco voltas para o fim e passou a perseguir Sebastian Vettel, mas o alemão da Red Bull conseguiu segurar sua posição e venceu diante de sua torcida pela primeira vez na carreira.
Veja o resultado do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Jenson Button (ING/McLaren)
7: Mark Webber (AUS/Red Bull)
8: Sergio Pérez (MEX/McLaren)
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
10: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
11: Paul Di Resta (ESC/Force India)
12: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
13: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
14: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
15: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
16: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
17: Charles Pic (FRA/Caterham)
18: Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
19: Max Chilton (ING/Marussia)
Não completaram:
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
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