Esporte

Veja quem são os cinco maiores ídolos da história do Corinthians

Descubra quais são os cinco maiores ídolos da história do Sport Club Corinthians Paulista eleitos pela Gazeta

Leonardo Sandre

Publicado em 30/08/2022 às 12:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O goleiro Cássio em treino do Corinthians. / Facebook/Cassio12

Continua depois da publicidade

Semanalmente, a Gazeta traz o "top five" com os maiores ídolos da história de cada clube. Para esta semana, veja abaixo, em ordem crescente, os cinco maiores ídolos da história do Sport Club Corinthians Paulista, segundo a reportagem:

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cássio salva, Corinthians bate Bragantino e diminui diferença do Palmeiras

• Corinthians reage após gols relâmpagos do Fluminense e arranca empate na Copa do Brasil

• Corinthians perde para Fortaleza e vê Palmeiras mais distante na liderança

5 - RIVELLINO

Roberto Rivellino, dono da "Patada Atômica" atribuída a ele graças ao seu chute extremamente forte, marcou época no futebol, pela Seleção Brasileira, pelo Fluminense, e logicamente, pelo Corinthians. Mesmo tendo conquistado apenas um Rio-São Paulo pelo Timão, o "Reizinho do Parque" impressionava em campo.

Continua depois da publicidade

Uma das estrelas daquela mágica Seleção Canarinho campeã da Copa do Mundo em 1970, Rivellino afirmou em uma entrevista que, se fosse possível, trocaria o mundial com o Brasil pelo Paulistão de 1974 pelo Corinthians, que o Timão saiu com o vice-campeonato. Mostrando assim o quanto esse lendário atleta merece ser tratado como ídolo, o quanto ama a instituição, e o quanto merece ser lembrado e estar para sempre na história do Timão.

Roberto iniciou sua carreira vindo do futsal e das categorias de base do Corinthians, sendo um verdadeiro "ouro da casa", e recebeu um busto em sua homenagem aos ótimos serviços prestados.

Rivellino e o presidente do Corinthians à época prestigiando o busto em homenagem ao jogador/ Divulgação Corinthians

Continua depois da publicidade

4 - TITE

Atual treinador da Seleção Brasileira, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, conseguiu ser o técnico corintiano brilhante o suficiente para ser um dos maiores da história do clube. Foi com ele no comando que após anos de espera e gozações dos rivais, o Corinthians levantou a taça da Libertadores em 2012, de forma invicta, e levando para casa também o Mundial de Clubes de 2012 ao bater o Chelsea por 1 a 0.

Tite sabia exatamente como armar a equipe do Corinthians, que demonstrava um futebol sempre muito coletivo, com passes envolventes e uma defesa muito sólida. Além do ano mágico de 2012, Tite também foi campeão Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013, e campeão Brasileiro em 2011 e 2015.

Continua depois da publicidade

E pensar que tinha torcedor pedindo a saída dele após a queda pro Tolima em 2011, antes de todas essas glórias, já imaginou? Um golpe na cara dos imediatistas do futebol brasileiro.

Tite fez história com grandes times montados no Corinthians/ Daniel Augusto Jr. - Ag. Corinthians

3 - MARCELINHO CARIOCA

Continua depois da publicidade

Marcelo Pereira Surcin, ou simplesmente Marcelinho Carioca, o icônico Pé de anjo, foi um dos melhores batedores de falta de todos os tempos no futebol mundial. Colecionou golaços e feitos históricos pelo Corinthians. São quatro Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e um título Mundial.

Só com o currículo já bastaria para explicar a idolatria que tem de forma totalmente merecida, mas não foi "apenas" de títulos que ficou marcado esse craque; Ele é também o quinto maior artilheiro da historia do clube, com 206 gols anotados e o líder de assistências no geral, com 185 passes resultando em gol.

De temperamento forte, mas de futebol ainda mais poderoso, Marcelinho Carioca é um dos maiores idolos do Corinthians com direito a busto em sua homenagem/ José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians

Continua depois da publicidade

2 - SÓCRATES

Lendário, exímio, excelente jogador, impressionava a todos com suas jogadas de mestre, e além de tudo isso, o doutor Sócrates também foi responsável por um movimento que revolucionou o Corinthians: a "Democracia Corintiana". Quando o clube tanto precisava de um líder dentro e fora de campo, Sócrates assumiu a responsabilidade de guiar a equipe de volta ao caminho de glórias, fazendo os jogadores e comissão técnica terem tanta voz quanto os diretores.

Três vezes campeão Paulista, o Magrão sempre foi reconhecido como a lenda que ajudava a todos em sua volta a renderem ainda mais dentro de campo. Morto em 2011 em um domingo que o Corinthians foi campeão Brasileiro, Sócrates ganhou um busto em sua homenagem um ano depois. Sem sombra de dúvidas um dos jogadores mais importantes da história não apenas do Timão, mas do Brasil inteiro, afinal, foi um dos pioneiros que além de fazer a diferença dentro de campo, também a fizera fora dele.

Continua depois da publicidade

Sócrates, idolo do Corinthians e muito influente na história do futebol brasileiro/ Reprodução TV Cultura

 

1 - CÁSSIO

Continua depois da publicidade

No meio de tantas lendas, o maior goleiro da história do Timão, Cássio Ramos recentemente ultrapassou Ronaldo Giovanelli e seus 602 jogos defendendo a meta do clube. Ele foi o maior responsável pela conquista do Mundial de 2012, contra o Chelsea, sendo eleito o melhor em campo. Destaque também do título inédito da Copa Libertadores do mesmo ano, defendendo o chute de Diego Souza, do Vasco, em um lance histórico do futebol.

Além dos mais de 600 jogos, da Libertadores e do Mundial, Cássio também já foi campeão Paulista, da Recopa Sul-Americana e campeão Brasileiro. Nos bons momentos: Cássio estava lá fechando o gol e garantindo a vitória. Nos maus momentos: Cássio seguia lá e garantindo pontos muito preciosos para o Corinthians. Além de tudo, o arqueiro sempre demonstrou um dom fora da curva para defender pênaltis, trazendo títulos e classificações para o time de Parque São Jorge.

Segundo o próprio goleiro, ele ainda não tem noção de sua grandeza no clube, mas certamente todo torcedor corintiano sabe muito bem a idolatria que o Cássio leva, merecidamente, na história deste time.

Cássio está no time desde 2012 e empilha troféus pelo Corinthians/Rodrigo Coca - Ag.Corinthians

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software