TOP 10 COM MAIS CAPACIDADE
A reportagem separou a lista dos 10 estádios com as maiores capacidades do continente sul-americano, com seis brasileiros presentes
Estádio Monumental de Núñez, do gigante argentino River Plate / Divulgação/River Plate
Continua depois da publicidade
Recém-reformado e ampliado, o estádio Monumental de Nuñez (Buenos Aires-ARG), do River Plate, se tornou o maior da América do Sul, com a capacidade de pouco mais de 83 mil torcedores. Leia esta matéria também no site da Gazeta de S.Paulo.
A reportagem separou a lista dos 10 estádios com as maiores capacidades do continente sul-americano, com seis brasileiros. Veja abaixo.
Continua depois da publicidade
Para a lista dos maiores estádios da América do Sul utiliza-se a capacidade liberada para os jogos, pois nem todos os estádios têm disponível a capacidade oficial reconhecida com uma medição oficial.
Maiores estádios da América do Sul
Continua depois da publicidade
10. Monumental Isidro Romero Carbo - Barcelona-EQU (Guayaquil-EQU) | Capacidade: 57.267
O estádio foi inaugurado em 27 de Dezembro de 1987 com o jogo Barcelona SC 0-1 FC Barcelona.
Foi sede da final da Copa América de 1993, além de receber a final da Copa Libertadores da América por três vezes (1990, 1998 e 2022).
Continua depois da publicidade
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, local onde o Barcelona de Guayaquil manda os seus confrontos / Divulgação
9. Estádio José do Rego Maciel (Arruda) - Santa Cruz (Recife/Pernambuco-BRA) | Capacidade: 60.044
Foi inagurado em 4 de junho de 1972, num amistoso entre Santa Cruz o Flamengo do Rio de Janeiro, contando com a presença de 64 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Este estádio já foi palco de vários jogos internacionais, tais como a Minicopa do Mundo, Copa América 1989, Eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos da Seleção brasileira.
Estádio do Arruda, sucesso no nordeste / Rafael Melo/Santa Cruz
8. Estádio Centenário - Intendência Municipal de Montevidéu (Montevidéu-URU) | Capacidade: 60.235
Continua depois da publicidade
É onde joga normalmente a Seleção Uruguaia de Futebol.
Construído para sediar a Copa do Mundo de 1930, foi inaugurado em 18 de Julho de 1930, com o jogo Uruguai 1 a 0 contra o Peru. O nome deve-se à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai.
Também sediou a Final da Copa Libertadores da América de 2021, na qual o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1.
Continua depois da publicidade
Estádio Monumental, tradicional no Uruguai/ Divulgação Conmebol
7. Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) - Governo de MG, Minas Arena (Belo Horizonte/MG - BRA) | Capacidade: 61.927
Foi inaugurado em 5 de setembro de 1965, com uma partida entre a Seleção Mineira e o River Plate-ARG, vencida pelo time local por 1 a 0.
Continua depois da publicidade
É o quinto maior estádio do Brasil, já tendo sediado cinco finais da Copa Libertadores, uma Copa Intercontinental e escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014 - é o palco que recebeu o fatídico jogo Brasil 1 x 7 Alemanha.
Em 2003, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.
Estádio do Mineirão, palco do 7x1 da Alemanha sobre o Brasil/ Divulgação Twitter Mineirão
Continua depois da publicidade
6. Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão) - Governo do Ceará (Fortaleza/CE-BRA) | Capacidade: 63.904
O estádio foi inaugurado em 11 de novembro de 1973, comum clássico entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei terminou com o placar em 0 a 0.
Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980, em sua passagem pela capital do estado.
Em 2013, foi uma das sedes da Copa das Confederações; em 2014, recebeu jogos da Copa do Mundo.
Estádio do Castelão foi criticado nos últimos anos pela iluminação e qualidade do gramado/ Divulgação Governo do Ceará
5. Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) - São Paulo FC (São Paulo/SP-BRA) | Capacidade: 66.795
A inauguração total do Morumbi ocorreu em 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1.
Atualmente o Morumbi é o terceiro maior estádio do Brasil, sendo também o maior estádio do estado de São Paulo e o maior estádio particular do País.
É considerado um patrimônio arquitetônico representativo da Escola Paulista, tendo sido tombado em 2018 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Estádio do Morumbi, que em pesquisa recente foi considerado um dos mais temidos da Libertadores/ Igor Amorim - saopaulofc.net
4. Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha - Governo do DF (Brasília/DF-BRA) | Capacidade: 72.788
Foi inaugurado em 10 de março de 1974. Mesmo com as obras do estádio ainda estavam em andamento, elas foram interrompidas para a inauguração oficial do espaço, que envolveu uma partida de futebol em que o Corinthians derrotou o CEUB por 2 a 1.
Após a reforma de 2010-2013, iniciada para receber a Copa do Mundo FIFA de 2014, sua capacidade foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América.
Estádio Mané Garrincha é pouco utilizado pós-Copa 2014/ Paula Reis - CRF
3. Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) - Governo do RJ (Rio de Janeiro/RJ-BRA) | Capacidade: 78.838
Sua inauguração, ainda com o nome de Estádio Municipal,[7] deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1.
O Maracanã, ou "Templo do Futebol" foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América, do Mundial de Clubes da FIFA de 2000 e da Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.
Foi também o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo FIFA de 2014, e abertura, encerramento e decisão de futebol das Olímpiadas Rio-2016.
Quando da sua inauguração, a capacidade oficial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. Com 78.838 de capacidade, ainda é o maior estádio do Brasil.
Maracanã passou por diversas reformas e é um símbolo do futebol brasileiro e mundial/ Divulgação
2. Estadio Monumental "U" - Universitário-URU (Lima-PER) | Capacidade: 80.093
Foi inaugurado em 2 de julho de 2000, com a vitória de 2 a 0 do Universitario de Deportes sobre o Sporting Cristal. Além de ser estádio do Universitário do Peru, também é utilizado pela Seleção Peruana de Futebol.
Sediou a primeira final em jogo único da Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate, em 23 de novembro de 2019. Era, até Janeiro de 2023, o maior estádio do continente.
O estádio Monumental "U" foi por muito tempo o maior da América do Sul / Divulgação
1. Monumental de Nuñez - River Plate (Buenos Aires-ARG) | Capacidade: 83.196
Foi inaugurado em 26 de maio de 1938 e recebeu o nome do ex-presidente do clube Antonio Vespucio Liberti (1900-1978). A primeira partida foi entre o River Plate e o Peñarol, do Uruguai, com uma vitória por 3 a 1 para a equipe da casa.
É também a casa da Seleção Argentina de Futebol. Foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 1951, sediou a final da Copa do Mundo FIFA de 1978 entre Argentina e Holanda, e além disso, sediou quatro finais da Copa América, a mais recente em 2011.
A reinauguração ocorreu no domingo, 12, em vitória do River por 2 a 1 sobre o Argentinos Juniors, após a remoção da pista atlética (semelhante com a do Morumbi), arquibancadas foram construídas no lugar, aumentando em cerca de 11 mil a capacidade, que antes era próxima de 72 mil.
Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, reinaugurado e tornando-se o maior da américa do sul/ Divulgação - River Plate
Continua depois da publicidade