Somado a isto, as principais contratações já anunciadas pelo Santos, assim como os rumores que cercam a Vila Belmiro, trazem nomes experientes e com custo apenas salarial / Ivan Storti/ SFC
Continua depois da publicidade
O Santos terminou 2023 de uma forma melancólica dentro das quatros linhas. O alvinegro finalizou sua participação no Campeonato Brasileiro na 17ª posição e foi rebaixado pela primeira vez em sua história centenária.
Além do resultado ruim, o clube viveu momentos decisivos nas urnas. No dia 9 de dezembro, a maioria dos sócios elegeu Marcelo Teixeira como presidente do clube no próximo triênio.
Continua depois da publicidade
Com muitos questionamentos a respeito do futuro do clube, a Reportagem do Diário do Litoral destaca os principais tópicos que devem ‘dar norte’ ao 2024 santista.
MARCOS LEONARDO
Dentro das últimas notícias e dos bastidores do clube, o futuro do camisa 9 tem duas opções bem claras: Se tornar o alívio financeiro e realizar seu sonho de jogar em um grande palco europeu ou permanecer no time e adiar sua vontade.
Em entrevista ao Diário do Litoral, Rodrigo Marino, candidato à presidência do clube naquela ocasião, afirmou que Andrés Rueda se reuniu com todos os nomes da eleição e confirmou que a saída do atleta já estava bem encaminhada. No entanto, o gestor não divulgou o clube que seria destino do centroavante e muito menos o valor pago pelo próprio.
Continua depois da publicidade
A janela de transferências abre oficialmente a partir dos primeiros minutos de 2024 e o futebol italiano, ou até mesmo o inglês, pode ser o destino do atacante.
CARILLE E REFORÇOS
Pela sua primeira passagem, o treinador disputou um total de 27 jogos entre setembro de 2021 a fevereiro de 2022, conquistando nove vitórias, dez empates e oito derrotas.
Continua depois da publicidade
Com a sua proposta de jogo com base totalmente defensiva, Carille pode ser o nome certo para jogos mais aguerridos e onde o teor técnico se torna algo secundário, como em partidas da Série B.
Somado a isto, as principais contratações já anunciadas pelo Santos, assim como os rumores que cercam a Vila Belmiro, trazem nomes experientes e com custo apenas salarial, como o meio-campista Giuliano, ex-Corinthians.
PAULISTA E SÉRIE B
Continua depois da publicidade
Em primeiro lugar, o clube deverá deixar claro que o torcedor santista precisará ter paciência e abraçar o time nesse novo momento.
O Campeonato Paulista precisa ser usado como uma base para que todos que fazem parte do futebol entendam a situação e adaptem para a nova fase e aos comandos técnicos de Fábio Carille. Assim sendo, não é esperado que o time tenha voos maiores na competição. Aliás, uma classificação para a fase mais aguda já seria um grande feito, vide as últimas jornadas do clube no torneio.
O grande foco do Santos precisa ser a volta rápida à primeira divisão nacional, ainda mais em um cenário onde o clube adiantou verbas de 2024 para quitar pagamentos Cada ano na segunda divisão é a certeza e que traz a agora sempre forte ameaça de investimentos através da SAF.
Continua depois da publicidade
Nos últimos três torneios de acesso, a média para voltar a prateleira principal do futebol nacional é 62 pontos. Já para ser campeão, é necessário, ao menos, fazer 66 pontos.
De maneira clara, não importa o modo, mas sim o resultado. O Santos precisa voltar a figurar entre os melhores clubes do Brasil e isso vale até mesmo sem o título da Série B, que por conta de seu desconhecimento da rotina da divisão inferior pode ser bem complicado e não deve acontecer.
Continua depois da publicidade