Continua depois da publicidade
O compromisso deste sábado é praticamente festivo contra o Corinthian-Casuals, mas ao receber o clube inglês o Timão dá início à sequência que visa à estreia na Copa Libertadores da América. O amistoso é tratado pelo técnico Tite como o primeiro degrau da escada que passa pelos confrontos com o Once Caldas.
“Penso que amanhã é o jogo contra o Casuals, nossa etapa de preparação. Este é o primeiro passo, o segundo é contra o Marília, e depois o Once Caldas. Depois eu falo disso”, optou Tite ao ser questionado sobre o árbitro Patricio Loustau, argentino que apita a estreia do Timão no torneio continental.
O retorno à pré-Libertadores faz ressurgir o temor de uma nova eliminação precoce, como ocorreu em 2011, quando Tite comandava Ronaldo Fenômeno e cia. "A importância é igual dos dois momentos. Esses fantasminhas, eu convivo diariamente com eles. São desafios que me motivam", explica.
"É uma oportunidade de conquistar uma pré-Libertadores. Eu não conquistei, perdi a outra. É a oportunidade de mostrar qualidade, ser melhor, vencer. É um risco, mas também pode trazer benefícios", pondera o técnico, cobrando intensidade do elenco.
Continua depois da publicidade
“São só 180 minutos para decidir, diferentemente de uma fase de grupos, com seis jogos. A gente já começa com um mata-mata então tem que aproveitar todo tempo disponível para fazer (um jogo) sério, forte, intenso, pilhado se necessário. Não pode é ser morno, lento, devagar”, ressalta.
O amistoso com o Corinthian-Casuals é o único teste em casa neste ano. Tem fundo histórico singular, mas também é essencial para a preparação do Alvinegro. O debute na temporada acontece em casa no próximo dia 31, pelo Paulistão, contra o Marília. Quatro dias depois é a vez do Once Caldas visitar Itaquera.
Continua depois da publicidade