Continua depois da publicidade
O sonho santista de ser o primeiro Tetracampeão da história acabou. Hoje, em plena Vila Belmiro, o Corinthians segurou o empate de 1 a 1, esqueceu de vez a eliminação traumática na Libertadores e se sagrou campeão.
Alvo de muitas especulações sobre sua saída iminente para a Europa, Neymar buscou o jogo, mas não conseguiu êxito em quase nenhum lance, se mostrou nervoso e pode ter se despedido do Peixe com o vice diante do maior rival.
Agora, o Santos concentra suas forças para encarar o Joinville na Vila Belmiro pela partida de volta da Copa do Brasil. O time da Vila venceu o duelo de Santa Catarina por 1 a 0. Já o time de Tite pega o Botafogo no Pacaembu, sábado, já pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro tempo da grande final do Campeonato Paulista foi eletrizante, com o Santos tomando a iniciativa e o Corinthians tentando administrar o empate, que lhe favorecia.
Continua depois da publicidade
Em 20 minutos, Felipe Anderson teve duas grandes chances para abrir o placar. Na primeiro, o meia isolou após receber cruzamento de Neymar. Posteriormente, a jovem revelação santista demorou para concluir ao ficar cara a cara com Cássio e perdeu o gol.
Mas a pressão santista surtiu efeito pouco depois, quando Durval escorou cobrança de falta para a área e viu Cícero acertar um lindo chute de primeira, no ângulo de Cássio, que ainda tocou na bola antes dela entrar.
A resposta corintiana foi imediata. A torcida santista ainda comemorava quando Danilo aproveitou bate e rebate dentro da área após Rafael espalmar chute de Paulinho e empatou o jogo.
Continua depois da publicidade
O Timão passou a controlar a partida e por muito pouco não foi para o vestiário com a virada.
Primeiro, Paulinho bateu falta forte, no ângulo. Rafael tocou na bola, que ainda pegou no travessão antes de sair. Na sequência do lance, Danilo, de dentro da área, encheu o pé. A bola bateu no travessão, no chão e não entrou. No rebote, Rafael salvou o Santos em finalização de Romarinho.
Continua depois da publicidade
Na segunda etapa, o Santos voltou mais aceso, indo pra cima do rival da Capital. Neymar travava uma disputa particular com Paulo André e Gil. Mas foi o Timão que teve a chance de marcar.
Romarinho recebeu lançamento, a zaga santista parou pedindo impedimento, mas o xodó da Fiel perdeu a chance de matar o jogo ao tocar na saída de Rafael e ver a bola bater na trave mais uma vez. Sensação de alívio nas arquibancadas da Vila foi notória.
O jogo seguiu muito movimentado, com o Santos buscando pelo menos o gol que levaria a decisão para os pênaltis e o Corinthians desperdiçando alguns contra-ataques que podiam ter matado o jogo mais cedo. Mas as duas equipes não chegaram mais ao gol e o placar decretou o 27º título Paulista do Corinthians, o maior vencedor da história.
Continua depois da publicidade
Santos x Corinthians
Campeonato Paulista
Loca: Estádio da Vila Belmiro, em Santos
Horário: 16h
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
Gols: (Santos) Cícero. (Corinthians) Danilo.
Cartões amarelos: (Corinthians) Fábio Santos, Edenílson, Romarinho. (Santos) Renê Jr e Arouca.
Público: 14.740
Renda: 867.256,62
Continua depois da publicidade
SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Jr (Pato Rodriguez), Arouca, Cícero e Felipe Anderson; André (Miralles) e Neymar.
Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho (Pato); Guerrero (Douglas) e Emerson (Edenílson).
Técnico: Tite
Continua depois da publicidade