Esportes

Sem consenso, sistema de votação deve ser definido na Justiça

Modesto Roma Jr. e Orlando Rollo foram votos vencidos e prometem ir à Justiça com a intenção de que as cédulas de papel sejam usadas

Publicado em 08/12/2014 às 19:34

Compartilhe:

Depois da anulação do pleito do último sábado devido ao indício de fraude e a confirmação de que o mesário José Ananias da Silva, de 73 anos, que também é conselheiro ligado a situação, depositou duas cédulas em sua urna, o presidente da Assembleia e do Conselho Deliberativo Paulo Schiff se reuniu com os representantes das candidaturas de Modesto Roma Jr., Orlando Rollo, Nabil Khaznadar, Fernando Silva e José Carlos Peres nesta segunda-feira, na Vila Belmiro. Após quase três horas de discussão, ficou decidido que a nova eleição acontecerá mesmo no próximo sábado, das 10h as 18h, e não até as 20h, como foi dito anteriormente.

O conselheiro Ananias, pivô de toda a confusão, foi suspenso por 30 dias até que o Conselho Deliberativo defina uma punição cabível, de acordo com o Estatuto do clube. "Deveria ter saído algemado no momento. 30 dias é muito pouco pra quem manchou de lama a história do Santos. Só lamento que quatro candidatos tenham DNA da atual gestão. Gestão que não tem competência para organizar a eleição e punir os culpados", reclamou Modesto Roma Jr., que recebe o apoio de Marcelo Teixeira nesta eleição.

A grande dúvida que pairava era referente ao sistema de votação. Porém, ficou decidido que as polêmicas urnas eletrônicas serão mesmo utilizadas no pleito do próximo sábado. Os candidatos Modesto Roma Jr. e Orlando Rollo foram votos vencidos e prometem ir à Justiça com a intenção de que as cédulas de papel sejam usadas. Caso Modesto e Rollo não mudem de ideia, a eleição presidencial do Santos pode ter um novo capítulo ainda mais árduo e lento, já que um consenso parece algo cada mais improvável.

Eleição do Santos FC foi remarcada para este sábado (Foto: Ricardo Saibun/Agif)

"Sou favorável a urna eletrônica, não sou contra a modernidade, mas o sistema está totalmente condenado. Na fase de testes, nossos partidários já alegaram que o problema de sábado já poderia ocorrer. Eles atestaram isso e constaram na ata. O que acontece é que errar uma vez, tudo bem, duas vezes é burrice demais. Vamos lidar com seis mil pessoas, estamos temerosos que algo de pior possa acontecer. O sistema é o mesmo, então, a probabilidade é enorme. Fomos prejudicados já no sábado, as outras chapas não estão preocupadas. Vamos requerer as cédulas de papel na Justiça. O senhor Paulo Schiff está de brincadeira", disse Orlando Rollo.

Outra medida adotada será a fila preferencial para os eleitores de 65 anos ou mais. E a Federação Paulista de Futebol (FPF) receberá os sócios votantes de São Paulo novamente. O local das urnas em Santos pode ser alterado. O clube deve confirmar nesta terça que a votação acontecerá na quadra poliesportiva da Vila Belmiro, ao invés do Salão de Mármore, já que a empresa Microbase, responsável por todo o aparato eletrônico, entende que o local é apropriado para este tipo de evento, principalmente por existirem duas opções de entrada e saída.

19.002 sócios estão aptos para votar, sendo 2.019 na Capital paulista e 16.983 em Santos – entretanto, são esperados aproximadamente 6 mil na Baixada. Vale destacar que os sócios poderão votar apenas com o RG, sem a carteirinha, desde que tenham o nome na lista do clube.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Travessia de balsas no Litoral de SP é paralisada por conta dos fortes ventos

Cidades da região estão enfrentando problemas por conta do tempo no começo da noite desta sexta

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3200, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter