Esportes
Praticamente garantido no primeiro lugar do Grupo A, o Tricolor encara o time que pode eliminar seu arquirrival. Uma derrota em casa deixa o Timão respirando por aparelhos
Continua depois da publicidade
Poucas foram as vezes que os corintianos foram mais interessados que os são-paulinos em um jogo do São Paulo. Pois serão os olhos alvinegros que acompanharão aflitos o embate contra o Ituano neste domingo, às 16 horas, no Morumbi. Praticamente garantido no primeiro lugar do Grupo A, o time tricolor encara justamente o time que pode eliminar seu arquirrival. Uma derrota em casa deixa o Corinthians respirando por aparelhos no Campeonato Paulista.
A situação deste domingo remete àquela de dez anos atrás, quando o São Paulo poderia ter rebaixado o Corinthians, mas acabou salvando o rival na última rodada. Grafite ignorou as súplicas da torcida e marcou os dois gols que garantiram a vitória por 2 a 1 sobre o Juventus e mandou a equipe da Mooca para a segunda divisão estadual.
Até por isso, o paralelo torna-se inevitável e preocupa alguns jogadores, que admitem o receio de ficar marcado como aconteceu com o atacante. "Realmente é difícil, eu que estou crescendo, faço um gol no domingo, acaba ajudando o Corinthians e torcida começa a pegar no meu pé... é complicado, mas tenho que fazer meu trabalho, independentemente do outro lado", entregou Osvaldo
Para dar cores ainda mais dramáticas ao duelo, Muricy Ramalho deve dar descanso a alguns titulares para preservá-los fisicamente para a fase final que já se avizinha e, em tese, o time chegará enfraquecido e dará mais chances ao adversário vencê-lo. Mas que isso não se confunda com uma "facilitada" para prejudicar o rival; Muricy rebate duramente a tese, mas diz que se preocupa apenas com seus comandados. "Não tenho nada com o Corinthians, eu me preocupo com o São Paulo e farei o que achar que for bom para o São Paulo. Nossos jogadores estão no limite, os exames mostram", disse.
Continua depois da publicidade
Entre os jogadores que mais preocupam a comissão técnica estão Antonio Carlos, titular em todas as partidas da temporada, Osvaldo e Pabon, que são muito exigidos fisicamente pelo esquema tático. Outros também podem ganhar um descanso, mas Muricy prefere esperar o último treino antes de definir quem joga e quem terá folga.
O que é certo é que Paulo Henrique Ganso, reserva contra o CSA na Copa do Brasil, e Luis Fabiano, pendurado, estarão em campo. O atacante, por sinal, tem como missão levar o terceiro amarelo para cumprir suspensão contra o Botafogo na última rodada e entrar zerado no mata-mata.
O que tira mesmo o treinador do sério é qualquer tipo de suposição de que a atitude tenha como pano de fundo o desejo de prejudicar o Corinthians. Muricy admite que a queda precoce de um rival direto, mas já disse até que largaria o futebol se desconfiasse de corpo mole.
Continua depois da publicidade
Apesar do discurso positivo, os torcedores não escondem que gostariam de ver o Alvinegro prejudicado mesmo que isso signifique uma derrota para o Ituano, mas os atletas já avisam que entrarão em campo com a mesma disposição. "O São Paulo não pode e não vai entrar para perder. Espero que não aconteça de algum torcedor vaiar caso um gol saia. Temos de nos preocupar apenas com o São Paulo, independentemente se isso vai interferir na vida do Corinthians ou não", avisou Luis Fabiano.
Ituano
Continua depois da publicidade
Se o São Paulo pretende poupar alguns titulares, o Ituano promete manter a mesma pegada que o fez chegar à penúltima rodada com chances de classificação no Campeonato Paulista. Para surpreender, o técnico Doriva, campeão da Libertadores e Mundial pelo próprio time do Morumbi em 1993, pretende manter a mesma mentalidade.
Depois de dois tropeços seguidos - derrota para o Comercial, por 2 a 0, e empate com o Atlético Sorocaba, por 1 a 1 -, o Ituano viu o Corinthians encostar na disputa pela segunda vaga do Grupo B. Agora, o time de Itu tem 22 pontos, na segunda posição, contra 20 do rival.
Apesar da intenção do técnico Muricy Ramalho poupar jogadores, Doriva não acredita que o São Paulo fará "corpo mole" para prejudicar o rival. "O São Paulo tem homens. Eles não vão entregar o jogo. Não acredito neste tipo de coisa no futebol", afirmou.
Continua depois da publicidade
Sem desfalques com suspensão, o técnico não deve fazer grandes modificações. Na lateral direita, como Dick está lesionado, Airton deve ganhar a posição. Na defesa, Alemão também segue fora por contusão e Luizão continua no setor. Há também a possibilidade de Doriva apostar em uma formação mais cautelosa, com a entrada do volante Paulinho no lugar do atacante Marcelinho.