Continua depois da publicidade
Botafogo e Santos fazem duelo de alvinegros nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso, que estreou empatando fora de casa com o Corinthians por 1 a 1, traz a expectativa de repetir as boas atuações que o levaram a conquistar o Campeonato Carioca com enorme facilidade. Já o Peixe, que vem de empate sem gols com o Flamengo, tenta se reerguer aos poucos e superar a transferência de Neymar para o Barcelona-ESP.
Contratado por empréstimo do Deportivo Maldonado-URU, após uma passagem apagada pelo Grêmio, o atacante Willian José teve a sua situação regularizada e poderá fazer a sua estreia com a camisa santista diante dos botafoguenses.
Motivado, o centroavante pediu dedicação de todos os jogadores da equipe praiana, na tentativa de suprir a ausência da Joia. “A responsabilidade é de todos nós. O Neymar foi embora, vai fazer falta, porque a sua ausência seria sentida em qualquer time do mundo. Mas o nosso grupo é excelente e tem jogadores de muita experiência, que vão dar conta do recado. Vamos trabalhar forte, para que possamos fazer uma boa campanha na continuidade da competição”, afirmou Willian José.
No primeiro jogo depois da saída de Neymar, mesmo com um novo centroavante, o técnico Muricy Ramalho tem mais motivos para se preocupar. Isto porque o treinador tem nada menos do que seis desfalques para a partida contra os cariocas.
O zagueiro Edu Dracena, com uma tendinite patelar no joelho direito e o seu substituto imediato, Neto, com um derrame no joelho esquerdo, estão vetados. Com isso, o jovem Gustavo Henrique irá formar dupla com Durval.
Além de Dracena e Neto, o lateral esquerdo Léo será poupado, enquanto o volante Alan Santos se trata de uma contusão na coxa esquerda e o lateral direito Bruno Peres está no departamento médico do clube, por conta de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. O atacante Giva é outra ausência para o duelo, pois ainda está em período de transição para o gramado, após se recuperar de uma lesão no púbis.
Na ala-esquerda, sem Léo, Emerson Palmieri irá preencher a vaga no setor contra o Botafogo. Na lateral-direita, Rafael Galhardo segue mantido. Já no ataque, sem Neymar, o argentino Patito Rodriguez será o seu substituto e parceiro de Willian José.
A ausência de Neymar é realmente um assunto que vem monopolizando a preparação das duas equipes para esta partida. Pelos lados do Glorioso, a preocupação é que a ausência do atacante não gere algum tipo de acomodação nos botafoguenses, já que sem a Joia o Peixe entrará em campo bem mais fragilizado.
“Nós temos a plena consciência de que o Santos é muito mais forte com o Neymar, como qualquer clube seria. Só que não podemos esperar facilidades apenas porque ele não vai jogar. O Santos conta com outros jogadores qualificados e que podem fazer a diferença. Temos que ter o mesmo cuidado e trabalharmos pesado para conquistarmos a primeira vitória no Brasileiro”, ponderou o atacante Rafael Marques.
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, também conversou com seus jogadores sobre a importância de vencer em casa neste Brasileirão. A ordem no Glorioso é tirar proveito do mando de campo.
“O Santos é uma grande equipe e vai merecer sempre o nosso respeito e a nossa consideração, pois possui jogadores de qualidade, capazes de decidir os jogos. Mas, sem nenhum menosprezo, o único resultado que nos interessa é a vitória e será sempre assim quando jogarmos em casa neste Campeonato Brasileiro. Temos planos para a competição que passam por isso”, disse o lateral-direito Lucas.
Em termos de escalação, o Botafogo deverá ter apenas uma modificação em relação ao confronto com o Corinthians. O goleiro Jefferson, que vai se apresentar à Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, cede o seu posto para Renan.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SANTOS
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 29 de maio de 2013 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)
BOTAFOGO: Renan, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira
SANTOS: Rafael; Rafael Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Emerson Palmieri; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Patito Rodriguez e Willian José
Técnico: Muricy Ramalho
Continua depois da publicidade