Antônio Celso Pires Gonçalves é presidente da comissão que avalia a reforma do Estatuto Social do Santos Futebol Clube / Nilson Regalado/DL
Continua depois da publicidade
O presidente da comissão que avalia a reforma do Estatuto Social do Santos Futebol Clube, Antônio Celso Pires Gonçalves, admitiu que Peixe pode se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) já no primeiro trimestre de 2025.
Em entrevista exclusiva ao Diário do Litoral, Celso Pires revelou que a comissão presidida por ele e composta por outros quatro conselheiros vai entregar a minuta do novo Estatuto ao Conselho Deliberativo até fevereiro.
Continua depois da publicidade
A partir daí conselheiros natos, efetivos, honorários e eleitos analisam e votam o relatório final.
Se aprovado pelos conselheiros, o rito seguinte é a convocação de uma assembleia geral extraordinária para que os demais associados do Clube digam, em votação, se aprovam ou não a transformação do Santos em SAF.
Continua depois da publicidade
E a projeção de Celso Pires é que todo esse trâmite esteja concluído no primeiro trimestre do ano que vem.
“O novo Estatuto do Clube vai contemplar um capítulo específico para a Sociedade Anônima do Futebol”, salientou o presidente da comissão, que é, também, um dos conselheiros mais longevos do Santos. Celso Pires acumula mandatos no Conselho Deliberativo, eleito em chapas lideradas por Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro (LAOR),
Fernando Silva, Modesto Roma Júnior e Marcelo Teixeira. Ele também ocupou cargos no Santos, como o de diretor da sub sede do clube em São Paulo durante a gestão de Modesto Roma Júnior.
Continua depois da publicidade
“Não tenho o poder de dizer que o Santos vai virar SAF. Tenho o poder de dizer que nossa comissão vai criar as condições para que o Santos vire SAF, se for esse o entendimento do Conselho Deliberativo”, completou Celso Pires, em entrevista ao Diário do Litoral no Centro de Treinamentos Rei Pelé no último dia 7.
“Estamos com um pouco de atraso por uma série de circunstâncias, mas no primeiro trimestre o relatório final estará em votação pelos sócios”, concluiu Celso Pires. Além do novo Estatuto Social, o grupo também tem a missão de propor reformas no Regimento Interno do Conselho Deliberativo.
A comissão que revisa o Estatuto Social do Santos é composta também pelos conselheiros Vidal Sion Neto (relator), Débora Varga Vaz, Halan Leno Borges e Leandro Matsumota.
Continua depois da publicidade
Conselheiros, associados e lendas que fizeram história com a camisa do Santos se reuniram no sábado (07) no CT Rei Pelé para celebrar mais um ano de desafios e conquistas. O evento organizado pelos conselheiros Ricardo Ribeiro de Novaes e Antônio Celso Pires Gonçalves teve o Diário do Litoral como um dos apoiadores.
Vice-presidente do Clube, Fernando Galotti Bonavides, representou a diretoria executiva. Bonavides foi presidente do Conselho Deliberativo no período entre 2015 e 2017.
“O ano de 2024 foi muito desafiador. Pegamos algo que nunca acreditávamos que iria acontecer com o Santos. E isso se refletiu também na parte financeira com a mesma magnitude. No futebol, com toda a expertise do presidente
Continua depois da publicidade
Marcelo Teixeira, conseguimos montar um elenco forte, dispensamos 18 atletas e contratamos 13 em 20 dias, num trabalho do Alexandre Gallo, especialmente, que tem de ser ressaltado. Ganhamos de todos os grandes no Campeonato Paulista e chegamos à final”, resumiu Bonavides.
“No Brasileiro esperávamos que fosse mais tranquilo. Mas, tivemos dificuldades de transportes, de hotelaria, enfim, foi uma dificuldade enorme. O importante é que chegamos ao objetivo principal”, completou o vice-presidente.
Um dos organizadores da Confraternização do Conselho Deliberativo, o conselheiro Ricardo Novaes afirmou que este é um momento de “celebrar o resgate, a reconstrução” do clube.
Continua depois da publicidade
“Atingimos todos os objetivos em 2024, tanto o Conselho Deliberativo, quanto a Diretoria e os atletas. A fase ruim que o Santos viveu nos últimos anos passou e a expectativa é muito boa para 2025. Vamos lutar por títulos, se Deus quiser. Estamos trabalhando forte para isso. Com a reforma do Estatuto, a tendência é que a gente mude o patamar do clube nos próximos anos. Esse é o nosso objetivo”, resumiu Novaes.
Membro do Comitê Gestor do Santos, Daniel Alves afirmou que os quatro objetivos traçados para 2024 foram alcançados: a classificação para a Copa do Brasil em 2025, chegar à final do Paulistão, ser campeão da Série B e voltar à Série A.
“Projetamos uma equipe muito competitiva para disputar o Paulista, a Copa do Brasil e o Brasileiro. Nosso objetivo é ganhar um título em 2025. E queremos uma vaga na Libertadores para 2026”, resumiu Alves.
Continua depois da publicidade
O integrante do Comitê Gestor também projeta avanços em termos administrativos para 2025, como a viabilização da “nova arena”. Também está na mira “a construção do CT Meninos da Vila”.
Entre os atletas do passado que prestigiaram a Confraternização do Conselho Deliberativo, destaque para os bicampeões do mundo Pepe e Mengálvio, além do tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira, Clodoaldo, e dos ídolos Abel Verônico e Serginho Chulapa.
Enquanto os adultos confraternizavam no churrasco, ao som de pop rock, as futuras gerações de santistas disputavam animadas peladas nos gramados que levam o nome do Rei do Futebol.
Continua depois da publicidade