O empate amplia a má fase do Santos, que não vence no Brasileiro desde o dia 1º de agosto / Divulgação/Santos FC
Continua depois da publicidade
Em duelo de duas equipes na metade de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, Ceará e Santos protagonizaram um empate sem gols que não foi bom para nenhuma das equipes.
Na Arena Castelão, na noite deste sábado (18), os cearenses entraram em campo com 24 pontos na 12ª posição. Os santistas, com 23 e na 13ª.
Continua depois da publicidade
O empate amplia a má fase de ambas as equipes, que venceram pela última vez no Brasileiro no mesmo dia: 1º de agosto.
Desde então, o Ceará empatou três partidas (contando essa) e perdeu outras três, teve um jogo adiado e desceu cinco posições na tabela.
Continua depois da publicidade
Já o Santos, no Nacional, empatou cinco vezes, perdeu duas, desceu também cinco lugares na tabela e ainda trocou de técnico.
A equipe ainda foi eliminada na Copa do Brasil (para o Athletico-PR) e na Copa Sul-Americana (apesar de ter vencido o jogo de ida contra o Libertad, o último triunfo do time em geral, um mês atrás).
Já são três jogos seguidos sem balançar as redes e apenas um gol marcado nos últimos seis jogos.
Continua depois da publicidade
Fernando Diniz foi demitido após perder para o Cuiabá por 2 a 1. Fábio Carille, campeão brasileiro com o Corinthians, assumiu o comando do elenco.
Além do duelo contra o Ceará, o treinador comandou a equipe apenas uma outra vez, contra o Bahia -outro empate sem gols.
As duas equipes estão em uma faixa embolada da tabela. Entre o 8º colocado, o Cuiabá, e o 17º, o América-MG, há apenas seis pontos de diferença (27 para 21).
Continua depois da publicidade
Isso significa que uma vitória poderia fazer Santos ou Ceará subirem para a parte de cima da tabela.
Por outro lado, o empate abre possibilidade para que os cearenses sejam ultrapassados pelo São Paulo e os santistas, além do rival paulista, também pelo América-MG -ambas as equipes jogam amanhã.
A situação só não é pior porque Juventude e Bahia, que começaram a rodada com chance de passar na frente dos dois times, já jogaram e não venceram.
Continua depois da publicidade
O próximo compromisso do Santos é fora de casa e apenas no próximo domingo (26), às 16h (horário de Brasília), justamente contra o Juventude.
Já o Ceará volta a campo um dia antes, no sábado (25), às 17h. Enfrenta, novamente em casa, a Chapecoense, que tem a pior campanha do Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 x 0 SANTOS
CEARÁ - Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Geovane (Marlon) e Vina (Yoni González); Kelvyn, Rick (Cleber) e Jael (Erick)Técnico: Tiago Nunes
Continua depois da publicidade
SANTOS - João Paulo, Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Wagner Palha; Pará (Ângelo), Camacho (Ivonei), Jean Mota (Zanocelo) e Felipe Jonatan; Marinho, Marcos Guilherme e Léo Baptistão (Raniel). Técnico: Fábio Carille
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Messias, Kelvyn (C); Pará, Camacho (S)
Continua depois da publicidade