Esportes

Santos e Palmeiras fazem primeiro clássico de sobrevivência do ano

Muricy Ramalho terá que esperar até pouco antes do jogo para saber se contará com Neymar. Kleina faz mistério sobre a escalação do Verdão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/04/2013 às 12:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Vila Belmiro recebe a partir das 16h15 (de Brasília) deste sábado o primeiro clássico paulista que vale a sobrevivência em um campeonato no ano. Santos e Palmeiras fazem jogo único pelas quartas de final do Campeonato Paulista que definirá o primeiro grande eliminado de um torneio na temporada. O que seria frustrante para o Peixe, que busca o tetracampeonato estadual, ou o Verdão, que conquistou pela última vez em 2008.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Santos tem modificações confirmadas para o clássico. A primeira delas é a volta do volante Renê Júnior, que cumpriu suspensão na vitória sobre a Penapolense, no domingo. A outra está na lateral direita, com a improvisação do volante Alan Santos em substituição a Rafael Galhardo, abalado pela morte do irmão, Marquinhos Galhardo, do Tombense (MG), em acidente de carro, durante a semana, na região de Itaperuna (RJ).

Com Bruno Peres em recuperação de uma lesão, Alan Santos será deslocado para a posição. “Apesar da pouca idade, o Alan tem bastante personalidade. Ele tem um perfil muito bom para desafios. Isso é fundamental para um jogador de time grande. Quando a gente o põe para jogar, o Alan não sente absolutamente nada. Se ele jogar, como jogou nas outras vezes, podemos ficar tranquilos, nesse sentido”, disse Muricy Ramalho.

Mas o principal problema do treinador é Neymar. Com dores musculares na coxa esquerda, sentidas após o empate da Seleção Brasileira com o Chile na quarta-feira, o atacante está em tratamento intensivo e será submetido a um teste, antes do jogo, para definir a utilização ou não do camisa 11.

Continua depois da publicidade

Caso Neymar seja vetado, os argentinos Patito Rodriguez e Miralles – este último recuperado de edema na coxa esquerda – são os candidatos à vaga do craque. Miralles, que treinou entre os titulares em treino secreto, nesta sexta, no CT Rei Pelé, leva vantagem.

“O Neymar é realmente diferenciado, um dos melhores do País. Se ele não jogar, vai fazer muita falta. Mas, como técnico, eu tenho que procurar outras maneiras de jogar. Apesar de que, acho que pela vontade e determinação dele, pode ser que ele jogue”, analisou Muricy.

Santos e Palmeiras se enfrentam neste sábado (27) (Foto: Montagem/Divulgação Santos FC/Gazeta Press)

Continua depois da publicidade

O Palmeiras, por sua vez, tem desfalques importantes já confirmados. Nesta semana, o goleiro Fernando Prass foi confirmado como desfalque por seis semanas devido à lesão no ombro esquerdo, o zagueiro Vilson passou por artroscopia no joelho esquerdo que o deixará fora por um mês e o meia Valdivia alegou ainda sentir dores na coxa direita, lesão que o torna desfalque desde 14 de março. Além dos três, estão vetados por lesão o zagueiro Leandro Amaro e os meias Patrick Vieira e Edilson, enquanto o volante João Denoni cumpre suspensão por acúmulo de amarelos.

Diante de tantos problemas, Gilson Kleina optou por um inédito mistério em oito meses no Palmeiras. O goleiro Bruno, o zagueiro Henrique, os volantes Márcio Araújo e Léo Gago e o atacante Leandro são os únicos titulares garantidos. O mais provável é que a defesa tenha também o lateral direito Ayrton e o volante Marcelo Oliveira na esquerda, com dúvida entre Mauricio Ramos e André Luiz.

Na frente, o trio Charles, Souza e Wesley ficará incumbido de levar a bola ao ataque, mas um deles pode sair caso o treinador troque o 4-5-1 pelo 4-4-2, como Vinicius ou Kleber ao lado de Leandro – o atacante, assim como Léo Gago, não têm condições de enfrentar o Tijuana na terça-feira, no México, porque estão impedidos de ser usados na Libertadores.

Continua depois da publicidade

Seja qual for a escalação escolhida, a exigência será por concentração. “É um jogo só, todo erro pode ser fatal. Vamos enfrentar uma grande equipe, jogando em seus domínios, então precisamos diminuir os nossos erros”, discursou Gilson Kleina, confiante nos jogadores que estão à disposição,

“Não conseguimos repetir a escalação, mas o que me chamou atenção é que sempre quem entrou quis mostrar sua vontade de ser titular e vestir essa camisa. Trabalhamos em cima de nossa qualidade e competência, entendendo que podemos fazer valer nosso futebol. Vamos ver de que forma tentaremos neutralizar os pontos fortes adversários e impor o nossos. Isso é o mais importante”, indicou o treinador.

FICHA TÉCNICA

Continua depois da publicidade

SANTOS X PALMEIRAS

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 27 de abril de 2013, sábado
Horário: 16h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Maria Núbia Ferreira Leite (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Flávio Rodrigues Guerra e Antonio Rogério Batista do Prado (ambos de SP)

SANTOS: Rafael; Alan Santos, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; André e Neymar (Miralles ou Patito Rodriguez)
Técnico: Muricy Ramalho

Continua depois da publicidade

PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, Henrique, Mauricio Ramos (André Luiz) e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo, Léo Gago, Charles, Souza e Wesley; Leandro
Técnico: Gilson Kleina

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software