Após sondar o atleta no início da temporada, o Santos enfim acertou a contratação de Rafael Longuine. O meia se destacou no Campeonato Paulista ao marcar oito gols pelo Audax e despontar como um dos principais jogadores do Estadual. Aos 24 anos, Longuine assinará um contrato de três anos com o Peixe, o que ainda não aconteceu apenas por causa da burocracia.
A novo reforço chega com custo zero para o Peixe, já que o próprio atleta detinha 100% de seus direitos econômicos, e seu contrato com o Audax vence no fim de abril. Sendo assim, o meia estava livre para fechar com qualquer clube sem necessidade de pagamento de multa rescisória.
Rafael Longuine apareceu com destaque no Comercial de Ribeirão Preto, quando ajudou a equipe a subir à primeira divisão, em 2011, depois de 25 anos. Em seguida, foi jogar na Áustria e retornou para defender o Rio Branco de Americana, antes de chegar ao Audax.
“Eu sempre procurei treinar muito forte. Antes do Paulista, foquei no trabalho porque sabia que poderia ser um salto na minha carreira. O Campeonato é muito visado e, se você vai bem, naturalmente vai chamar a atenção. Me preparei bastante e venho colhendo os frutos”, explicou o meia, quando tudo ainda não passava de um interesse por parte do clube de Vila Belmiro.