Continua depois da publicidade
Um gol de cabeça do zagueiro Geromel ainda no primeiro definiu a vitória do Grêmio em cima do Santos nesta 30º rodada do Campeonato Brasileiro. A partida disputada em Porto Alegre contou pouco mais de 10 mil pessoas nas arquibancadas devido aos estragos que as fortes chuvas causaram na Capital gaúcha nesta quinta-feira. O jogo inclusive esteve perto de ser cancelado pela CBF.
A vitória mantém o Tricolor Gaúcho tranquilo na terceira colocação, agora com 55 pontos, a quatro do vice-líder Atlético-MG. Já o Peixe estaciona nos 46 pontos, mas, por causa dos tropeços de seus concorrentes, segue na quarta colocação pela segunda rodada seguida.
As duas equipes voltam a campo às 17 horas, no domingo, para disputar a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe recebe o Goiás na Vila Belmiro, enquanto o Grêmio visita a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó.
Continua depois da publicidade
No detalhe
Como já é de costume, o Grêmio iniciou a partida pressionando e partindo para a cima. Logo aos 20 segundos, Vanderlei salvou o Santos em chute rasteiro de Luan. No lance seguinte, novamente o time da casa chegou com perigo depois de uma tabela de Marcelo Oliveira com Douglas. O lateral entrou na área e rolou para o meio. Sozinho, Giuliano isolou e perdeu a segunda grande oportunidade de abrir o marcador com apenas 1 minuto de jogo.
Passado os sustos, o Peixe foi se encontrando em campo e, com toque de bola, tentava frear o ímpeto dos gaúchos. Aos 7 minutos, Thiago Maia infiltrou Marquinhos Gabriel e o meio bateu com perigo, por cima do gol. Dois minutos depois, Lucas Lima fez linda jogada individual, arrancando do campo de defesa até a entrada da área tricolor, onde sofreu falta. Na cobrança, o meia bateu por fora da barreira e acertou a trave.
O jogo já era equilibrado, quando uma indecisão de Werley com Vanderlei proporcionou um escanteio ao Grêmio. E na sequência da jogada, Bressan testou no ângulo, sem chances para o goleio do Peixe. 1 a 0.
O Santos, então, se lançou ao ataque, mas o máximo que conseguiu foi assutar com um chute de fora da área de Gabriel, aos 41, que acabou facilmente defendido por Bruno Grassi.
Pressão contida
Na segunda etapa, o Santos ignorou o fato atuar na casa gremista e foi em busca do empate. A equipe de Dorival Júnior pressionou desde o apito do árbitro, mas viu o Grêmio se fechar com muita organização. Apesar de ter o domínio das ações, o Peixe não levou perigo ao gol.
Com o passar do tempo, o treinador paulista resolveu apostar no banco de reservas. Nilson, Neto Berola e Serginho entraram nas vagas de Leandro, Marquinhos Gabriel e Thiago Maia, respectivamente. Porém, quem por pouco não balançou as redes foi Pedro Rocha, substituiu Bobô.
O atacante do Grêmio recebeu uma linda assistência de Wallace e, na cara do gol, acertou o peito de Vanderlei, que se jogou à frente do atacante. Aos 28, de novo Pedro Rocha arriscou, desta vez de longe, e viu a bola passar perto do travessão.
No fim, o jogo caiu de rendimento. Gabriel ainda assustou Grassi com uma bomba cruzada, mas que acabou indo para fora. O Santos ainda lutou até o fim, mas o sistema defensivo gaúcho suportou a pressão sem grandes dificuldades e garantiu a vitória em casa.
Já depois do apito final, Gabriel foi tirar satisfação com o árbitro e acabou expulso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade