Continua depois da publicidade
O alemão Nico Rosberg superou o britânico Lewis Hamilton na briga interna da Mercedes pela pole position do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Ele garantiu a primeira colocação do grid de largada para a prova em São Paulo com a marca de 1min10s023, novo recorde de Interlagos, apenas 0s033 mais rápida do que a de seu companheiro de equipe.
Os dois pilotos da Mercedes estão na briga pelo Mundial a duas provas de seu fim. Superado na tomada de tempos deste sábado, Hamilton lidera o campeonato com 316 pontos, 24 a mais do que Rosberg.
Logo atrás da dupla da Mercedes em Interlagos estará a da Williams. Felipe Massa garantiu a terceira colocação com 1min10s247, logo à frente do finlandês Valtteri Bottas, que estabeleceu a marca de 1min10s305 neste sábado, com mais de 0s6 de vantagem para o britânico Jenson Button, quinto colocado. Sebastian Vettel foi o sexto, seguido por Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen.
Hamilton foi o primeiro a marcar tempo no Q3 em Interlagos e já garantiu que a pole position fosse obtida com novo recorde da pista. O britânico andou a 1min10s195, mas segundos depois foi superado pelo alemão Nico Rosberg, que marcou 1min10s166.
Continua depois da publicidade
Massa também foi bem em sua primeira saída dos boxes, anotando o tempo de 1min10s247, então 0s081 mais lento do que o alemão. Bottas andou em ritmo parecido, restringindo a briga pelas primeiras colocações aos carros de Mercedes e Williams. Os pilotos de Ferrari, McLaren e Red Bull não conseguiram se aproximar das marcas obtidas pelos quatro.
Hamilton ainda conseguiu assumir provisoriamente a primeira colocação nos segundos finais de atividade, mas Rosberg voltou a bater o companheiro de equipe. Sem chances de superar a dupla da Mercedes, Massa desistiu de sua última volta rápida e acabou o treino com 0s233 de desvantagem para o pole position O brasileiro foi bastante festejado pela torcida que compareceu a Interlagos.
Esta é a décima vez que Nico Rosberg largará na frente em uma prova da temporada de Fórmula 1, amplamente dominada pela Mercedes. Lewis Hamilton é o segundo colocado na lista, com sete poles. A hegemonia do time alemão foi quebrada pelo brasileiro Felipe Massa, que garantiu a posição de honra do grid no GP da Áustria.
Continua depois da publicidade