Continua depois da publicidade
Após uma derrota que frustrou os planos de arrancar em busca de posições melhores no Campeonato Brasileiro e tirou o time do G4, o São Paulo recolhe os cacos para encarar o Grêmio neste domingo, às 16h, na Arena do rival. Para surpreender o único anfitrião invicto da competição, o Tricolor conta com os retornos de Rodrigo Caio, Breno, Lucão e Carlinhos ao time, renovando as forças e o físico de uma equipe esfacelada por desfalques nas últimas rodadas.
“Com certeza teremos um time competitivo o bastante para encarar um dos melhores do campeonato na casa deles”, afirmou o técnico Juan Carlos Osorio, que não poupou elogios ao adversário. “Quando enfrentamos o Grêmio, no primeiro turno, ganhamos (2 a 0) e eu falei: ‘esse time vai brigar lá em cima, com certeza’. Hoje, vendo a campanha deles, posso dizer que concordo comigo mesmo”, afirmou o colombiano.
O desapontamento de Osorio com a performance da equipe na Vila Belmiro foi tanto que ele indicou a escalação dos quatro desfalques ante o Peixe. A dúvida fica por conta do posicionamento tricolor. Com vários defensores à disposição, é provável até que ele retome o esquema com três zagueiros, utilizado durante quase todo o primeiro turno. Após as derrotas contra Goiás e Ceará, no entanto, a formação deu espaço ao 4-4-2.
Continua depois da publicidade
“Estamos colocando toda a nossa energia na busca pelos melhores resultados, podem ter certeza. Tivemos muitos desfalques nos últimos jogos, mas conseguimos ir bem contra Joinville e Inter, por exemplo”, comentou o treinador, dando a ideia de que não vai apenas se defender ante os gaúchos. “Eu não abro mão de atacar, da minha concepção de futebol, esse esporte maravilhoso”, completou.
Há dez jogos sem conhecer derrotas, oito deles pelo Brasileirão, o Grêmio vem em grande fase não apenas pelos bons resultados, mas pelo rendimento apresentado em campo. Nos últimos três jogos, a equipe obteve sete pontos, mesmo desfalcada de pelo menos cinco titulares em cada um deles – incluindo nesta lista Marcelo Grohe e Luan, dois dos principais nomes do elenco. O bom momento ajuda a chamar o torcedor: a expectativa de público para o jogo deste domingo é de 40 mil pessoas, apesar do frio que deve fazer em Porto Alegre no horário da partida.
O empate em 1 a 1 com o Corinthians, mesmo fora de casa, chegou a ter gosto de decepção para os gremistas, tamanha a qualidade da atuação da equipe em Itaquera na última quarta: “´parabenizei os meus atletas pelo grande trabalho. Evidente que se tivéssemos conquistado os três pontos seria muito melhor. Mas saio satisfeito com o resultado e principalmente com a atuação”, disse o técnico Roger Machado, após a partida.
Continua depois da publicidade
Com o empate em São Paulo, o Grêmio manteve a distância para o Timão em seis pontos e livrou sete do Tricolor Paulista, seu adversário deste domingo, que é justamente o primeiro clube fora da zona da Libertadores. A ideia do time gaúcho é vencer este jogo e abrir uma diferença ainda maior de pontos dentro do G4, para poder pensar não apenas no título brasileiro, mas também em disputar a Copa do Brasil com mais tranquilidade.
Para este jogo, Roger contará com as voltas de Marcelo Grohe e Erazo de suas seleções. Luan, que sofreu uma entorse no time olímpico do Brasil, é dúvida, bem como o capitão Maicon, que se recupera de desgaste muscular. O desfalque da vez é o zagueiro Geromel, com lesão muscular na coxa.