Continua depois da publicidade
A tarde deste ontem (31) foi boa para o Brasil no Campeonato Mundial de Judô. Após Maria Suelen Altheman garantir vaga na decisão feminina por tomar menos punições que a rival, Rafael "Baby" Silva venceu o alemão Andreas Toelzer da mesma maneira e avançou à final dos peso-pesados masculinos (acima de 100 kg).
Depois de um início frio, que rendeu uma punição para cada lado, a luta melhorou na metade final. Se defendendo bem, Rafael Silva evitou os ataques de Toelzer, mais agressivo.
Em um deles, o alemão praticou movimento ilegal e acabou punido novamente pela arbitragem. Em vantagem, o brasileiro apenas administrou a luta até o final e sofreu pouco perigo até o placar zerar – levando a torcida ao delírio no Maracanãzinho.
Na decisão, Rafael Silva terá um páreo duro pela frente. Vice-líder mundial, o francês Teddy Riner não perde há três anos. Ao todo, são apenas duas derrotas em sua vitoriosa carreira – aos 24 anos, ele acumula cinco títulos mundiais, um ouro e um bronze olímpicos e três campeonatos europeus. Na semi, Riner precisou de apenas 57 segundos para passar pelo georgiano Adam Okruashvili.
Continua depois da publicidade