Para se inscrever, os futuros atletas devem apresentar xerox do RG, foto 3 X 4, atestado médico e comprovante de residência / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá abriu, nesta segunda-feira (7), inscrições para cerca de mil vagas gratuitas para escolinhas nas mais variadas modalidades esportivas. As inscrições, coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), podem ser feitas no Centro Esportivo Duque de Caxias o Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/nº), a partir das 8 horas.
As vagas são voltadas para crianças e jovens na faixa etária entre 7 e 17 anos. Os locais de treinamento serão o Tejereba, os ginásios esportivos da Vila Zilda, Praça Possidônio e Padre Donizete, Centro Esportivo Santa Cruz dos Navegantes e as praias do Guaiúba e Pitangueiras.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As modalidades disponibilizadas pela Sel atendem ambos os sexos. Confira: futebol de campo (180 vagas), futsal (120), voleibol (60), basquete (60), handebol (60), ginástica (60), boxe (90), capoeira (60), jiu-jitsu (70), karatê (60), judô (40), krav maga (40), muay thai (40) e taekwondo (30).
Continua depois da publicidade
Para se inscrever, os futuros atletas devem apresentar xerox do RG, foto 3 X 4, atestado médico e comprovante de residência. Os treinamentos serão em dois períodos, manhã e tarde. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. Outras informações podem ser obtidas no Tejereba ou por meio do telefone (13) 3387-7182.
Sugestões para iniciar em uma ou mais atividades esportivas
Esportes de quadra, como basquete, futsal, handebol e vôlei são ótimos para desenvolver habilidades físicas, como agilidade e força, além de incentivar o senso de equipe, já que são modalidades coletivas.
Continua depois da publicidade
Outra opção são as artes marciais, que ajudam na concentração, na disciplina, no autocontrole e no desenvolvimento de valores éticos, como respeito e cuidado.
As danças e atividades artísticas desenvolvem o senso estético, a expressão corporal, a musicalidade, além de aspectos emocionais, como confiança, autoestima e autoconhecimento.
Já para um perfil mais intelectual, a criança pode ser inserida no jogo de xadrez, um ótimo esporte para desenvolver habilidades de raciocínio, foco, estratégia e paciência.
Continua depois da publicidade
Sociabilização e solidariedade
Dentre seus papéis, a prática esportiva cumpre com a função social, contribuindo para a interação e o convívio com outras pessoas. Isso é muito importante na fase infanto-juvenil, especialmente para crianças e adolescentes mais tímidos e introvertidos ou que têm dificuldade de se relacionar.
Os jogos em equipe, a vivência com outros alunos e as dinâmicas esportivas criam um envolvimento social saudável, além de construir noções como solidariedade e companheirismo.
Continua depois da publicidade
Até mesmo o diálogo pode ser melhorado, já que a criança cria laços de amizade, compreende melhor questões de hierarquia e aprende a agir com cooperação. É um conhecimento que gera transformações para a vida toda, já que valores como esses são importantes em qualquer idade.
Saúde física, mental e emocional
Praticar atividade física é bom para a saúde como um todo. No campo físico, o aluno desenvolve sua estrutura muscular, fortalece os ossos, melhora a função cardiorrespiratória e evita doenças como obesidade, dentre outros benefícios.
Continua depois da publicidade
No campo psicoemocional é possível melhorar a autoestima, aumentar o bem-estar e combater problemas como ansiedade e depressão. E, como a prática esportiva é repleta de derrotas, vitórias, desafios e dificuldades, o aluno aprende a lidar com emoções como frustração e impulsividade, desenvolvendo resiliência, superação e persistência.
Não é raro também o aluno que se exercita regularmente ter uma melhora no rendimento escolar. Isso porque a atividade ajuda no âmbito cognitivo, melhorando o raciocínio, o foco e a memória, por exemplo.
Não são poucos os benefícios que uma escolinha de esportes pode proporcionar. Incentivar o gosto pela atividade ainda quando pequeno o ajudará na formação integral, contribuindo para que ele se desenvolva e leve bons hábitos para a vida toda.
Continua depois da publicidade