Esportes

Prefeitura de Guarujá abre cerca de mil vagas para escolinhas

Trabalho de iniciação é gratuito e, além de revelar novos talentos para o esporte de alto rendimento, visa a inclusão social de crianças e jovens

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2022 às 22:21

Compartilhe:

Para se inscrever, os futuros atletas devem apresentar xerox do RG, foto 3 X 4, atestado médico e comprovante de residência / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá abriu, nesta segunda-feira (7), inscrições para cerca de mil vagas gratuitas para escolinhas nas mais variadas modalidades esportivas. As inscrições, coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), podem ser feitas no Centro Esportivo Duque de Caxias o Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/nº), a partir das 8 horas.

As vagas são voltadas para crianças e jovens na faixa etária entre 7 e 17 anos. Os locais de treinamento serão o Tejereba, os ginásios esportivos da Vila Zilda, Praça Possidônio e Padre Donizete, Centro Esportivo Santa Cruz dos Navegantes e as praias do Guaiúba e Pitangueiras.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As modalidades disponibilizadas pela Sel atendem ambos os sexos. Confira: futebol de campo (180 vagas), futsal (120), voleibol (60), basquete (60), handebol (60), ginástica (60), boxe (90), capoeira (60), jiu-jitsu (70), karatê (60), judô (40), krav maga (40),  muay thai (40) e taekwondo (30).

Para se inscrever, os futuros atletas devem apresentar xerox do RG, foto 3 X 4, atestado médico e comprovante de residência. Os treinamentos serão em dois períodos, manhã e tarde. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. Outras informações podem ser obtidas no Tejereba ou por meio do telefone (13) 3387-7182.

Sugestões para iniciar em uma ou mais atividades esportivas

Esportes de quadra, como basquete, futsal, handebol e vôlei são ótimos para desenvolver habilidades físicas, como agilidade e força, além de incentivar o senso de equipe, já que são modalidades coletivas.

Outra opção são as artes marciais, que ajudam na concentração, na disciplina, no autocontrole e no desenvolvimento de valores éticos, como respeito e cuidado.

As danças e atividades artísticas desenvolvem o senso estético, a expressão corporal, a musicalidade, além de aspectos emocionais, como confiança, autoestima e autoconhecimento.

Já para um perfil mais intelectual, a criança pode ser inserida no jogo de xadrez, um ótimo esporte para desenvolver habilidades de raciocínio, foco, estratégia e paciência.

Sociabilização e solidariedade

Dentre seus papéis, a prática esportiva cumpre com a função social, contribuindo para a interação e o convívio com outras pessoas. Isso é muito importante na fase infanto-juvenil, especialmente para crianças e adolescentes mais tímidos e introvertidos ou que têm dificuldade de se relacionar.

Os jogos em equipe, a vivência com outros alunos e as dinâmicas esportivas criam um envolvimento social saudável, além de construir noções como solidariedade e companheirismo.

Até mesmo o diálogo pode ser melhorado, já que a criança cria laços de amizade, compreende melhor questões de hierarquia e aprende a agir com cooperação. É um conhecimento que gera transformações para a vida toda, já que valores como esses são importantes em qualquer idade.

Saúde física, mental e emocional

Praticar atividade física é bom para a saúde como um todo. No campo físico, o aluno desenvolve sua estrutura muscular, fortalece os ossos, melhora a função cardiorrespiratória e evita doenças como obesidade, dentre outros benefícios.

No campo psicoemocional é possível melhorar a autoestima, aumentar o bem-estar e combater problemas como ansiedade e depressão. E, como a prática esportiva é repleta de derrotas, vitórias, desafios e dificuldades, o aluno aprende a lidar com emoções como frustração e impulsividade, desenvolvendo resiliência, superação e persistência.

Não é raro também o aluno que se exercita regularmente ter uma melhora no rendimento escolar. Isso porque a atividade ajuda no âmbito cognitivo, melhorando o raciocínio, o foco e a memória, por exemplo.

Não são poucos os benefícios que uma escolinha de esportes pode proporcionar. Incentivar o gosto pela atividade ainda quando pequeno o ajudará na formação integral, contribuindo para que ele se desenvolva e leve bons hábitos para a vida toda.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Autor lança livro "O Diário da Loira do Banheiro", que aborda bullying nas escolas

Comédia traz lendas urbanas famosas do universo brasileiro

Diário Mais

Dentista dá dicas de como cuidar da saúde bucal no Halloween

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter