Continua depois da publicidade
Dois dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil se enfrentam às 16 horas deste domingo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Para os donos da casa, a partida é crucial para as pretensões da equipe em chegar ao G4 (tem dois pontos a menos que o Palmeiras). Por outro lado, o Tricolor Carioca sabe que entrar no pelotão de cima da tabela virou uma tarefa quase impossível. Mas a classificação na Copa do Brasil, em cima do Grêmio, em Porto Alegre, encheu o elenco de motivação na busca por uma reação na temporada.
“Estamos em um momento bom, na briga para colocar o Santos na Libertadores. Então, as equipes estão respeitando a gente. Tem de continuar. No futebol a gente só é respeitado se conquistar alguma coisa. Se não conquistar, essa boa temporada não vale nada”, alertou David Braz.
O zagueiro, aliás, completa 100 jogos com a camisa do Peixe neste domingo. Um dos líderes de um grupo recheado de jovens promessas, Braz ignora até mesmo sua marca pessoal para cobrar foco no confronto da 29ª rodada.
“Particularmente, além de eu fazer o jogo 100 pelo Santos, acho que é um jogo importante para o grupo, porque a gente tem pouco tempo para descansar e trabalhar. É contra uma equipe que está tentando melhorar, conseguiu a classificação na Copa do Brasil. A gente tem de tomar cuidado”, explicou.
Continua depois da publicidade
Em campo, Daniel Guedes deve ser mantido na lateral direita, já que Victor Ferraz segue com dores na coluna. Lucas Lima, às vésperas de se apresentar à Seleção Brasileira, também pode ser preservado por causa de um estiramento na coxa direita. Caso se confirme, Dorival Jr carregará até o momento do jogo a decisão de manter Rafael Longuine entre os titulares ou apostar em Marquinhos Gabriel pelo meio e dar nova oportunidade para Neto Berola no ataque.
Independente de quem vá a campo, o pensamento é um só: vencer para entrar no G4. E apesar de depender de um tropeço do Palmeiras (enfrenta a Chapecoense, fora), o Peixe garante foco total no Flu.
Continua depois da publicidade
“É o objetivo do grupo. Primeiro temos de fazer a nossa, depois pensar nos outros”, avisou Braz.
No Fluminense, o foco é se livrar de vez do risco de rebaixamento para focar somente na Copa do Brasil, onde a equipe está na semifinal. Com 37 pontos, os cariocas ainda não se livraram da degola e um revés pode deixar a equipe bem próxima das últimas colocações. No entanto, os tricolores estão confiantes após a vitória no fim de semana pelo Brasileiro, além da classificação na competição por mata-mata.
O goleiro Diego Cavalieri ressaltou a qualidade do adversário deste domingo, principalmente dentro da Vila Belmiro.
“O Santos consegue se impor dentro de casa, e cabe ao Fluminense encontrar uma maneira de neutralizar esse ponto forte do adversário. O Fluminense também precisa do resultado positivo e vamos trabalhar por ele”, analisou.
Continua depois da publicidade
Para esta partida, o Flu têm problemas na escalação. O volante Cícero, o meia Gustavo Scarpa e o atacante Fred estão suspensos. Já o lateral esquerdo Léo Pelé, com uma fratura no pé, não joga mais este ano. Durante os treinos, o técnico Eduardo Baptista optou por improvisar o meia Higor Leite na lateral direita e o zagueiro Victor Oliveira na esquerda. Já no ataque, Wellington Paulista vai ocupar a vaga de Fred.