hiv / Freepik
Continua depois da publicidade
No Dia Internacional da Luta contra a Aids, Praia Grande deu início a uma série de ações de mobilização com foco na prevenção e diagnóstico precoce do HIV (da sigla em inglês, Vírus da Imunodeficiência Humana). Nesta quarta-feira (1º), a equipe da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município realizou testes rápidos de HIV e sífilis nos pacientes que estiveram em consulta no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Sociais (CEMAS), no Bairro Aviação.
Tais ações são parte da Campanha Fique Sabendo 2021, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, que vai de 1º a 7 de dezembro em Praia Grande. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se fazer o teste de HIV, com ampla oferta do exame, bem como tornar público os métodos de prevenção e tratamento do HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Nesse período estão sendo oferecidos de maneira mais intensificada testes convencionais e rápidos de HIV e de sífilis, além da distribuição de preservativos e material informativo, nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande e também no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que fica na Rua Cidade de Santos, 89, 3º andar, Bairro Boqueirão.
A diretora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Simone Correa de Lara, explica que, além do teste, a pessoa também recebe orientações dos profissionais de saúde sobre métodos de prevenção. “Nós orientamos porque hoje em dia ainda tem pessoas com dificuldade em saber como pega ou não. E é importante que a pessoa faça o teste porque o quanto antes ela souber, mais rápido poderá se tratar e o quanto antes começar o tratamento, maior será o benefício”, destacou.
A possibilidade de realizar o teste rápido de HIV e sífilis durante a ida ao Cemas foi elogiada pelos pacientes. É o caso de Eddilli Silva dos Santos, 37 anos, que tinha uma consulta com um cirurgião vascular e aproveitou para fazer o exame. “É importante para a mulher o teste, pois hoje ela está mais independente e precisa cuidar da sua saúde. E é sempre bom estar atualizada sobre as doenças, sobre a própria saúde, para saber se está tudo bem e, senão tiver, buscar o tratamento o quanto antes”, afirmou a moradora do Bairro Canto do Forte.
Além da intensificação dos exames nas Usafas e no CTAP, serão realizadas também ações para pessoas em atendimento nos seguintes locais e datas:
3.12 – CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
4.12 – Conjunto Habitacional Jardim Imperador III (Ação Comunitária para Promoção da Saúde) – apenas distribuição de preservativos, materiais informativos e orientação
6.12 – CAPS II Boqueirão
7.12 – Fraternidade Casa de Mariah
Referência – A rede de saúde de Praia Grande realiza um grande trabalho de conscientização nesta área e também oferece preservativos e testes gratuitos de HIV e sífilis durante todo o ano nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), por meio da Campanha Fique Sabendo.
Há também o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 3º andar – Boqueirão.
O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
--
Subsecretaria de Comunicação
Município de Praia Grande
Continua depois da publicidade