Continua depois da publicidade
Mesmo sem fazer gol, Neymar voltou a brilhar com a camisa do Barcelona nesta sexta-feira. O atacante foi o responsável pela assistência do gol que garantiu a vitória sobre o Espanyol, pelo modesto placar de 1 a 0, no Camp Nou, pela 12.ª rodada do Campeonato Espanhol. O atacante chileno Alexis Sanchez foi o autor do único gol da partida.
Com o triunfo no clássico catalão, o Barcelona manteve a vantagem na liderança. O time soma agora 34 pontos, quatro a mais que o Atlético de Madrid. A equipe madrilenha entra em campo neste domingo para enfrentar o Athletic Bilbao. Em terceiro lugar com 25 pontos, o Real Madrid visitará o Rayo Vallecano neste sábado.
Após ser poupado no jogo passado, na última terça, Neymar voltou ao time como titular. E formou um trio ofensivo com Lionel Messi e Sánchez. Os três, contudo, decepcionaram no primeiro tempo. Com uma atuação abaixo da média, o Barcelona levou sustos e desperdiçou as suas melhores chances de gol com o lateral-direito brasileiro Daniel Alves.
Depois de se arriscar na etapa inicial, o Espanyol aumentou a retranca no segundo tempo. E deu trabalho para o ataque do Barcelona. O time da casa só conseguiu furar a defesa quando Neymar recebeu pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro, entre os zagueiros, para Sánchez só completar para as redes, aos 23 minutos do segundo tempo.
Continua depois da publicidade
Com este passe, Neymar se tornou o líder de assistências do Campeonato Espanhol. O brasileiro acumulou sete passes para gol, superando o companheiro de equipe, Cesc Fàbregas, com seis.
De volta
Continua depois da publicidade
O volante Xabi Alonso voltará a ser titular do Real Madrid na partida diante do Rayo Vallecano, neste sábado. O técnico Carlo Ancelotti confirmou que o jogador voltará a figurar na escalação inicial da equipe pela primeira vez desde maio, após se recuperar de lesões no púbis e no pé.
"O Xabi (Alonso) começará a partida de amanhã (sábado). Não sei se jogará os 90 minutos, mas o que é seguro é que ele será titular", disse Ancelotti sobre o jogador, que voltou a atuar na goleada por 7 a 3 diante do Sevilla, na última quarta, quando entrou no segundo tempo na vaga de Illaramendi.
A última partida de Xabi Alonso havia a decisão da Copa do Rei, diante do Atlético de Madrid, no dia 17 de maio. Em junho, o jogador precisou passar por uma cirurgia no púbis, que inclusive fez com que fosse cortado da seleção espanhola que disputou a Copa das Confederações no Brasil.
Continua depois da publicidade
Ancelotti ainda explicou o motivo de escalar Xabi Alonso entre os titulares. "Acho que vou rodar um pouco os jogadores. Contra o Rayo precisamos de intensidade. Todas as partidas são particulares e difíceis. Necessitamos ganhar mostrando um bom jogo e devemos ter concentração para continuar com nosso momentos", argumentou.