Esportes

Pela primeira vez, Santos fecha 1º turno sem vencer fora de casa

A última vitória fora de casa do Alvinegro praiano aconteceu há pouco mais de quatro meses, dia 15 de abril, em cima do Londrina, pela Copa do Brasil

Publicado em 17/08/2015 às 16:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Campeonato Brasileiro chegou a metade neste fim de semana após 19 rodadas disputadas. E o balanço do Santos é decepcionante. Pela primeira vez, o time da Vila Belmiro terminou o primeiro turno do nacional sem vencer um jogo fora de casa. Desde 2003, quando a fórmula de disputa foi alterada para os pontos corridos, o Peixe nunca havia terminado esta primeira parte da competição sem marcar três pontos como visitante em ao menos uma partida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A última vitória fora de casa do Alvinegro praiano aconteceu há pouco mais de quatro meses, dia 15 de abril, em cima do Londrina, pela Copa do Brasil. Mesmo assim, a partida aconteceu em São José dos Campos, porque a diretoria do clube paranaense optou por vender o mando do jogo.

As seis derrotas e quatro empates do Peixe longe de seus domínios se refletem na posição que a equipe vira o turno. O clube abre o returno na 12ª posição, com 24 pontos. A distância para a zona de rebaixamento ainda é de apenas cinco pontos e o G4 segue cada vez mais longe. A diferença é de nove pontos, com oito times à frente.

Sem vencer como visitante, Santos obteve 6º lugar como melhor resultado (Foto: Ivan Storti/Santos)

Continua depois da publicidade

Até agora, a melhor posição do campeão do Paulista neste Brasileirão foi um 6º lugar, alcançado apenas na 2ª rodada. Foi a única vez que o torcedor santista viu seu time em uma colocação acima do 10º lugar na tabela de classificação. A zona dos quatro últimos, que decreta o descenso dos times para a Série B, já teve o Santos como membro em cinco rodadas.

Os números gerais também não são nada favoráveis. A equipe não passa uma rodada no G4 do Campeonato Brasileiro desde a 31ª rodada da edição de 2010. Além disso, depois de 2007, quando foi vice-campeão, a melhor colocação que o Peixe conseguiu foi um 7º lugar, em 2013.

Isso também contribui para o clube ser o grande paulista que está há mais tempo sem disputar a Copa Libertadores da América. A última participação aconteceu em 2012, ano do centenário santista. Mas a vaga, à época, foi conquistada devido ao título do torneio continental no ano anterior.

Continua depois da publicidade

Perspectiva de melhora – O alento dos santistas é a campanha recente do time. Desde que Dorival Jr. assumiu o comando do elenco, o Peixe foi derrotado apenas uma vez, no clássico diante do Palmeiras. No mais, foram dois empates e quatro vitórias. Além da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistada em cima do Sport, o que aumenta a série invicta do Santos para seis jogos em sequência.

Agora, o Santos volta suas atenções justamente para a o campeonato disputado em mata-mata. Na quarta-feira, a Vila Belmiro será palco do clássico contra o Corinthians, às 22 horas, no primeiro duelo válido pelas oitavas de final. Pelo Brasileirão, o time da Baixada Santista recebe o Avaí , às 18h30 do sábado, também em casa.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software