Esportes
Tanto elenco, quanto a diretoria alvinegra apostam na força do Santos atuando em seus domínios. Nesta temporada, foram 20 vitórias em 25 jogos, com apenas três derrotas e dois empates
Continua depois da publicidade
A Vila Belmiro vai reviver seus velhos tempos de alçapão nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), quando o Santos buscará uma vaga na grande final da Copa do Brasil contra o poderoso time do Cruzeiro. Precisando reverter a vantagem dos mineiros, que venceram o duelo de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte, por 1 a 0, o Peixe terá o apoio de aproximadamente 15 mil pessoas para seguir vivo na briga pelo título e, consequentemente, conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América de 2015.
“A gente espera agora contar com a torcida para lotar a Vila Belmiro, fazer aquele caldeirão ferver para ajudar a gente a passar para a final", pediu o capitão Edu Dracena. "Na Vila, a gente sabe o poder do Santos, a gente sabe o que é capaz de fazer, o apoio do nosso torcedor, a presença maciça da torcida é fundamental. Nosso foco é ganhar e acho que a gente é capaz de poder reverter esse resultado", cravou o técnico Enderson Moreira.
E não é à toa que tanto elenco, quanto a diretoria alvinegra apostam na força do Santos atuando em seus domínios. Nesta temporada, foram 20 vitórias em 25 jogos, com apenas três derrotas e dois empates. Tudo isso serve de estímulo, principalmente neste momento, em que o Peixe vem de três derrotas e um empate.
Sobre o time que vai a campo, não há muita dúvida. Thiago Ribeiro e Geuvânio seguem fora de ação. Renato pode aparecer entre os titulares em uma eventual saída de Alison do time. Enderson admite que pensa em dar mais qualidade à saída de bola e a experiência do volante ídolo da geração de 2002 pode pesar nesta decisão. No entanto, o jovem segue com prestígio e ainda é o favorito. Na zaga, a dúvida é entre David Braz – que sente dores nas costas - e Bruno Uvini.
Continua depois da publicidade
Outra possibilidade é a entrada de Leandro Damião. Contratado por R$ 42 milhões, o camisa 9 pode iniciar uma nova fase caso seja decisivo na semifinal desta quarta. O problema é que Rildo é importante para o esquema tático do time e tudo indica que começará jogando contra o Cruzeiro.
"Todos têm seus altos e baixos, coincidiu com ele (Damião) de ser aqui, quem sabe não vai ser reservado para ele um momento decisivo e importante para o clube?", disse Enderson Moreira, indicando que seu centroavante deve participar do confronto, mesmo que entrando no segundo tempo. Quanto a Robinho e Gabriel, ambos serão os atacantes mais próximos ao gol e terão a responsabilidade de marcar os gols que o Santos tanto precisa.
Continua depois da publicidade
Mesmo atuando em duas frentes, Brasileiro e Copa do Brasil, o Cruzeiro não pretende facilitar a vida dos santistas. O objetivo da Raposa é sair da Vila Belmiro com a vaga na decisão da Copa do Brasil, mas ninguém no clube mineiro acredita que será um jogo tranquilo. O retrospecto entre os dois clubes mostra equilíbrio, com ligeira vantagem do Peixe.
O Cruzeiro enfrentou o Santos 69 vezes, desde 1929, com 24 vitórias dos mineiros, 19 empates e 26 triunfos do Peixe, 102 gols marcados pelo lado cruzeirense contra 115 tentos santistas. Na cidade de Santos, sempre no estádio da Vila Belmiro, houve 23 confrontos. O Cruzeiro venceu oito deles, empatou quatro e perdeu 11, com 35 gols marcados e 48 sofridos.
Para melhorar estes números, o técnico Marcelo Oliveira terá um time mais forte. As novidades do treinador cruzeirense são as voltas do atacante Willian, que se recuperou de uma fratura na costela, do lateral-esquerdo Samúdio, que teve um estiramento no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo e do zagueiro Manoel, que tratava de uma pancada na coxa.
Continua depois da publicidade
A única baixa importante é o atacante Marquinhos que já jogou a Copa do Brasil pelo Vitória e não pode mais atuar na competição. Alisson também é desfalque. O atacante Marcelo Moreno e o lateral Mayke chegaram ser poupados do último treino antes do jogo desta quarta-feira, mas estão confirmados no time titular. Mayke, inclusive, diz estar preparado para o jogo e com foco total na classificação do Cruzeiro.
"Esse jogo de mata-mata não pode ter erro. Vamos com tudo. É dar o máximo em campo e fazer o nosso melhor. Todos estão acostumados com a pressão, e nesse jogo não será diferente. Estou preparado para fazer mais uma boa partida e alcançar os nossos objetivos. É um campeonato importante e espero ser coroado com o título", declarou.