Continua depois da publicidade
O público brasileiro ganhou um novo motivo para comparecer ao Ginásio do Ibirapuera e acompanhar o Brasil Open, ATP 250 realizado em São Paulo. O espanhol Rafael Nadal, afastado das quadras desde Wimbledon da temporada passada, usará o torneio paulistano para retornar às competições.
Será a segunda participação do espanhol, dono de sete títulos de Roland Garros, no Brasil Open. Em 2005, ainda com 19 anos de idade, o tenista de Manacor jogou e venceu o torneio à época disputado na Costa do Sauípe.
Com uma grave lesão no joelho, Nadal, atualmente número 4 do ranking mundial, não disputa uma partida oficial desde a segunda rodada de Wimbledon. Ele ficou afastado do circuito para tratar da contusão e perdeu os Jogos Olímpicos de Londres-2012, o Aberto dos Estados Unidos e o ATP Finals da temporada passada.
Sua volta às quadras estava programada para um torneio de exibição em Abu Dhabi, nos últimos dias de dezembro, mas o tenista alegou sofrer com uma virose estomacal e desistiu da competição. O motivo foi o mesmo apontado pelo jogador para também não participar do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.
Continua depois da publicidade
A participação de Nadal no ATP 250 de São Paulo, realizado entre 9 e 17 de fevereiro, foi confirmada pela organização do torneio e faz parte da estratégia de sua comissão técnica para lhe dar ritmo em torneios de saibro. O tenista espanhol ainda tem a chance de disputar o ATP 250 de Viña del Mar, no Chile, na semana anterior.
Com a presença do tenista de Manacor garantida, o Brasil Open tem quatro tenistas entre os 20 primeiros colocados do ranking. O também espanhol Nicolas Almagro, tricampeão do torneio, o argentino Juan Mônaco e o suíço Stanislas Wawrinka são os outros que estão no top-20.
Continua depois da publicidade