Atacante chegou no clube em 2018 / Reprodução - Redes Sociais
Continua depois da publicidade
O duelo entre Real Madrid e Valencia, pela trigésima quinta rodada do Campeonato Espanhol, contou com mais um caso de racismo contra o atacante Vinicius Jr. No total, o jogador da seleção brasileira já teve que lidar com atitudes preconceituosas em outras dez ocasiões. A partida aconteceu no último domingo (21), no Estádio Mestalla, casa do time adversário.
Os insultos começaram na chegada do ônibus merengue no palco do jogo. Uma parte da torcida que fazia a recepção dos atletas começou a reproduzir cânticos repletos de ofensas. “É um macaco, Vinicius é um macaco!“Puto negro”, “filho da p…”, “cachorro”, “puto macaco”, “macaco” e “burro”.
Continua depois da publicidade
Durante a partida, que acabou com uma vitória do Valencia, os xingamentos voltaram a acontecer, apesar do locutor, através do sistema de som do estádio, tentar conter parte dos mais de 48 mil presentes. O camisa 20 do Real Madrid reclamou da atitude e o árbitro parou o jogo por apenas oito minutos.
Nervoso com o acontecido, Vini Jr começou uma discussão com jogadores adversário. O atacante sofreu um “mata-leão” de Hugo Duro, atacante rival. No lance, somente o brasileiro foi expulso, que saiu ironizando o atual momento do Valencia na competição.
Continua depois da publicidade
Veja o momento da expulsão aqui
Desde o acordo de 45 milhões de euros que levou o jovem carioca do Flamengo para o clube da capital da Espanha já aconteceram outros dez casos de racismo.
Confira a lista:
Continua depois da publicidade
24/10/21 - Barcelona VS Real Madrid
A primeira ocorrência aconteceu há quase dois anos na partida contra o maior rival Real Madrid. O caso aconteceu no momento em que o jogador foi substituído, já na segunda etapa do clássico.
14/03/22 - Mallorca x Real Madrid
Continua depois da publicidade
Parte da torcida do Mallorca, clube que pertence às ilhas Baleares, pediram para o brasileiro pegar bananas, além de imitar sons de macaco.
18/09/22 - Atlético de Madrid x Real Madrid
Vini Jr foi ofendido durante um programa de TV da Espanha. A justificativa foi pelo fato do brasileiro dançar em suas comemorações. O apresentador do “Chiringuito Show” chegou a pedir ao atleta para deixar de fazer ‘macaquices’.
Continua depois da publicidade
30/12/22 - Real Valladolid x Real Madrid
No fim de 2022, torcedor do clube o chamaram de negro bastardo" e "negro m..." no estádio José Zorrilla. O time, que tem Ronaldo Fenômeno como proprietário, baniu os onze torcedores do restante da temporada.
26/01/23 - Incidente antes de Real Madrid x Atlético de Madrid
Continua depois da publicidade
Mais uma vez o derby de Madrid foi palco para atitudes e ofensas racistas. Dessa vez, parte da torcida rival colocou um boneco de Vinicius enforcado em uma ponte da capital.
05/02/23 - Mallorca x Real Madrid
Outra vez contra o Mallorca, o brasileiro foi chamado de macaco por torcedores do clube.
Continua depois da publicidade
18/02/23 - Osasuna x Real Madrid
Localizado em Pamplona, cidade que pertence a Navarra, o estádio El Sadar, do Osasuna, também foi palco de atitudes indesejáveis. A transmissão de TV evidenciou xingamentos pesados a ele.
05/03/23 - Betis x Real Madrid
Alguns torcedores do time de Andaluzia repetiram comentários racistas para o jogador brasileiro.
Continua depois da publicidade
19/03/23 - Barcelona x Real Madrid
No terceiro El Clássico, a torcida do Barcelona gritou ativamente para o jogador morrer.
25/04/23 - Girona x Real Madrid
Marcando dois gols na derrota contra o Girona, clube do Grupo City, Vinicius Júnior escutou gritos de ´mono´, macaco na língua espanhola, da torcida rival
Continua depois da publicidade