Continua depois da publicidade
Enviado especial ao Rio*
A Espanha sentiu pela primeira vez o peso da camisa amarela. Em uma noite histórica para o futebol, a seleção brasileira deu um verdadeiro show em cima dos atuais campeões mundiais com uma vitória por 3 a 0. Se é o fim da hegemonia espanhola ainda não se sabe, mas é certo que o time de Luis Felipe Scolari evoluiu nesta Copa das Confederações e vai brigar pelo Hexa no ano que vem, de novo no Brasil.
Hoje (30), Fred mostrou seu faro de artilheiro e marcou duas vezes, no início do primeiro e do segundo tempo. Neymar mostrou que tem estrela e também deixou o seu. Além da dupla de ataque, David Luiz teve seu nome gritado na arquibancada ao salvar, em cima da linha, o que seria o gol de Pedro. Para provar que a noite era brasileira, Sérgio Ramos ainda chutou para fora uma cobrança de pênalti na segunda etapa.
Mas o destaque ficou para a atuação brasileira como time. A Espanha teve muita dificuldade para tocar a bola e permanecer com ela por tanto tempo, como costuma fazer há anos. A seleção adotou uma marcação adiantada desde o apito inicial, não deu espaços e correu muito. Quando precisou, se fechou à frente da zaga e, assim, anulou qualquer ação os meias da Espanha, como Iniesta, que teve atuação discreta.
Agora, só o futuro mostrará como os espanhóis vão reagir diante de uma derrota tão acentuada. Já o Brasil, além de vencer a Copa das Confederações pela quarta vez, fica uma amostra muito boa do que essa seleção pode fazer e como a torcida será importante na Copa do Mundo.
Torcida brasileira dá show no Maracanã
Continua depois da publicidade
Mesmo com a seleção fazendo 3 a 0 e conquistando o título da Copa das Confederações em cima da Espanha, quem também mereceu todos os aplausos foi o torcedor que esteve presente no Maracanã.
Após inúmeros pedidos de apoio e o temor pelas vaias que têm atormentado os jogadores brasileiros há praticamente três anos, enfim, a seleção teve uma prova final de que seu torcedor pode e sabe ‘jogar junto’.
A torcida gastou seu repertório. Foram gritos de incentivo e vaias para os espanhóis desde que os telões do estádio mostravam as seleção chegam ao local da grande final.
Continua depois da publicidade
“Brasil, Brasil, Brasil” e “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, deram o tom na primeira etapa. Além de muita vibração a cada bola roubada, carrinho bem sucedido ou um simples erro dos adversários.
No segundo tempo, a torcida abusou do “olé” a cada toque brasileiro na bola e soltou a voz com “o campeão voltou!”.
Alguns jogadores também tiveram seus nomes gritados, como Júlio César, David Luiz e Neymar.
Continua depois da publicidade
Mas os momentos mais marcantes para todos os presentes no Maracanã, aconteceram sem a bola rolar. O Hino nacional, antes do jogo, arrepiou muita gente. Numa só voz, o estádio cantou o hino com uma gana incrível. E, após a partida, o grito de “é campeão” soou alto, como se a torcida quisesse mandar um aviso para o mundo inteiro.