Esportes
Um gol do garoto Rwan nos acréscimos do segundo tempo deixou o Santos mais próximo da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana
Continua depois da publicidade
Um gol do garoto Rwan nos acréscimos do segundo tempo deixou o Santos mais próximo da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time venceu a Universidad Católica equatoriana por 1 a 0 e chegou aos sete pontos no Grupo C. Agora, tem duas partidas em casa, contra Unión La Calera, do Chile, no dia 18, e Banfield, da Argentina, dia 24, para garantir a vaga. Se vencer ambas, estará classificado independentemente de outros resultados.
Fabián Bustos optou por escalar uma equipe reserva, preocupado com a maratona de jogos que o Santos vem fazendo. E o time não conseguiu andar nos primeiros 20 minutos. Com a bola correndo mais rápido do que estão acostumados por causa da altitude de Quito, os santistas erravam muitos passes, o que dificultava a construção de jogadas.
O Santos, porém, tinha a virtude de se defender bem. Bem posicionados, os defensores do time brasileiro impediam as penetrações dos equatorianos da Católica, que tinha como alternativa os cruzamentos sobre a área, mas Velázquez e Bauermann ganhavam todas as bolas pelo alto.
Com isso, o primeiro chute em direção ao gol só ocorreu aos 17 minutos. Cristian Martínez arriscou da entrada da área, para fácil defesa de John. O Santos só concluiu pela primeira vez aos 23, um chute torto de Angulo.
Assim, com um time que não conseguia furar a defesa adversária e outro que nem sequer conseguia armar jogadas ofensivas, o primeiro tempo continuou arrastado, sem emoção. A exceção foi uma cabeçada de Facundo Martínez após cruzamento da esquerda, em que a bola passou raspando a trave. Isso já com 42 minutos.
Se a modorrenta primeira etapa foi equilibrada, o segundo tempo teve durante os 20 minutos, o Católica sempre no campo de defesa santista. Os laterais Anangono e Loor avançaram ainda mais, e o volume de jogo dos equatorianos aumentou. A dificuldade de levar perigo à fechada defesa do Santos, porém, permaneceu.
Com o time pressionado, Bustos mexeu no ataque, colocando Marcos Leonardo e Rwan. E foram eles que, embora sem sucesso, fizeram a primeira jogada ofensiva do Santos na etapa. Isso aconteceu com 21 minutos. A dupla também contribuiu para segurar os zagueiros da Católica, que vinham avançando bastante.
Com os dois novos atacantes, o Santos pelo menos passou a jogar um pouco mais à frente, embora de maneira infrutífera. Os equatorianos só conseguiam concluir de fora da área e não acertavam a direção do gol. A partida caminhava para o 0 a 0, mas aos 47 minutos, o Santos arrancou pela esquerda, Rwan foi lançado por Lucas Braga e bateu de primeira para fazer o gol da vitória que deixa o Santos perto das oitavas.
FICHA TÉCNICA:
UNIVERSIDAD CATÓLICA-EQU 0 X 1 SANTOS
UNIVERSIDAD CATÓLICA - Cuero; Anangono, Mosquera, Ordoñez e Loor; Minda, Facundo Martínez (Cevallos), Clavijo (Chalá) e Ismael Díaz (Rivas); Alzugaray e Cristian Martínez. Técnico. Miguel Rondelli.
SANTOS - John; Auro, Velázquez, Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Zanocelo), Sandry, William Maranhão (Lucas Pires) e Gabriel Pirani (Marcos Leonardo); Bryan Angulo (Rwan) e Lucas Barbosa (Lucas Braga). Técnico: Fabián Bustos.
GOL - Rwan, aos 47 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Gery Vargas (BOL).
CARTÃO AMARELO - Mosquera.
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.
Continua depois da publicidade