Continua depois da publicidade
Colaborou: Pedro Henrique Fonseca
Neymar está vendido para o futebol europeu. O craque tem duas propostas em mãos, uma do Barcelona e outra o Real Madrid, e vai decidir junto com sua família em qual clube atuará após a Copa das Confederações. Ambas as propostas são para um contrato de cinco anos.
"Quero sair do Santos de forma amigável. Estou muito feliz, é um dos melhores momentos da minha vida. Agora vou analisar as propostas junto com a minha família", disse Neymar, ao deixar a Vila Belmiro já no início da madrugada.
"Neymar está deixando de ser um menino para se tornar um homem. Ele vai decidir o que é melhor com a família dele", falou o empresário Wagner Ribeiro, também presente na reunião de ontem. Apesar de adiar sua decisão, Neymar, que enfrenta o Flamengo amanhã, em Brasília, pela estreia no Campeonato Brasileiro, deve optar pelo Barcelona, clube pelo qual nunca escondeu seu carinho.
A proposta do time de Messi é de 28 milhões de euros, e renderá ao Santos cerca de 16 milhões de euros, aproximadamente 42 milhões de reais. A empresa do pai de Neymar, a NR Sports, ainda ficará com 10% desta parte santista, cerca de 1,6 milhões de euros. A DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, detém 40%, equivalente a 12 milhões de euros, e o grupo Teisa (Terceira Estrela Investimentos S/A), com 5%, receberá 3,4 milhões.
Continua depois da publicidade
Neymar também tem em mãos uma proposta superior do Real Madrid, arquirrival do Barcelona na Espanha, de 35 milhões de euros. No entanto, a vontade do jogador e principalmente um acordo feito em 2012 com o Barça deve mesmo fazer com que o atacante de 21 anos desfile seu futebol no Camp Nou.
Continua depois da publicidade
Cronograma
Ontem á tarde, por volta das 16h, a diretoria do Santos se reuniu com os empresários André Cury e Marcos Malaquias, além do dirigente do Barcelona, Rául Sanllehí.
Após uma longa conversa, que durou até o fim da noite, os empresários e o cartola deixaram a Vila Belmiro para, em seguida, Neymar chegar acompanhado de seu pai e do empresário Wagner Ribeiro.
Pouco tempo depois, já por volta da 1h da madrugada, o craque confirmou sua saída do Santos e deixou o local. Agora, só resta Neymar comunicar sua decisão: Barcelona ou Real Madrid.
Continua depois da publicidade
Histórico
2009
Continua depois da publicidade
Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores. Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia, chegando a participar de amistosos com jogadores profissionais. Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, ex-jogador do time do Santos, atualmente Ganso defende o São Paulo.
Aos 14 anos, o atacante viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo Fenômeno, Zinédine Zidane e Robinho. O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue, e notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional..
Neymar estreou aos 17 anos no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2 a 1 e válida pelo Campeonato Paulista. o atacante marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009, contra o Mogi Mirim, no mesmo estádio, em partida vencida pelo Santos por 3 a 0 e válida pelo Campeonato Paulista. Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, e venceu os dois jogos por 2x1, e Neymar marcou o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro. O jogador não repetiu as atuações empolgantes nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, e o "Peixe" acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, o atacante foi eleito a revelação do campeonato.
Continua depois da publicidade
No Campeonato Brasileiro daquele ano, o atacante obteve destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, mas o Santos acabou terminando na 12ª posição.
2010
Após a vitória na campanha estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho e André, foi apelidada de "Meninos da Vila", apelido geralmente dado à times que o Santos forma, com jogadores de categorias de base como destaque. O segundo título na temporada viria na Copa do Brasil, Neymar se destacou nas partidas contra o Naviraiense, uma sonora goleada por 10x0, além do 8x1 sobre o Guarani.
Continua depois da publicidade
No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols, ajudando o Santos a vencer por 2x0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, o atacante foi o artilheiro com onze gols, garantindo a vaga do Santos na Libertadores do ano seguinte. Ainda em 2010, em meio a fortes especulações de uma transferência de Neymar para a Europa, muito provavelmente para o Chelsea, da Inglaterra, a diretoria do Santos novamente se mexeu para manter o jogador.
2011
O ano de 2011 iniciou com todos os "holofotes" do futebol brasileiro sobre Neymar. Após o último ano, ele passou a ser considerado por muitos especialistas como o melhor jogador em atividade no país. Restava apenas saber se ele corresponderia como o principal protagonista de um time.
Após o bicampeonato Paulista conquistado diante do Corinthians o Santos chegou a final da Copa Libertadores e teve como adversário o Peñarol. No jogo de ida, realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Neymar teve uma atuação apagada e sofreu muito com a dura marcação dos defensores uruguaios. Na partida de volta, Neymar fez um dos gols da vitória por 2x1, ajudando o Santos a conquistar o título da Copa Libertadores, após 48 anos, e garantindo a vaga do time na disputa do Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Japão.
Continua depois da publicidade
No dia 1 de novembro foram anunciados os indicados à Bola de Ouro FIFA 2011 e Neymar foi o primeiro jogador atuando na América do Sul a ser indicado ao prêmio.
Pelo Mundial de Clubes da FIFA, o Santos enfrentou o Kashiwa Reysol na semifinal, e não teve muitas dificuldades na vitória por 3x1, com Neymar marcando um belo gol de fora da área.
Na final, os santistas enfrentaram aquele que era apontado como o melhor time do mundo no momento, o Barcelona, partida onde o atacante foi muito bem marcado pelo zagueiro espanhol Carles Puyol, tendo uma atuação bastante apagada. O Santos foi amplamente dominado na partida, e viu a equipe de Lionel Messi e companhia vencer por 4x0.
Continua depois da publicidade
2012
Em 2012 Neymar marcou seu centésimo gol na carreira na derrota do Santos para o Palmeiras por 2x1. Foram 82 gols pelo Santos e mais 18 pela Seleção Brasileira, incluindo as seleções de base. Pela Copa Libertadores da América, após uma derrota por 2x1 para o The Strongest, da Bolívia, no primeiro jogo, o atacante teve uma atuação extraordinária na partida contra o Internacional, em 7 de março, na Vila Belmiro.
O bom início de temporada de Neymar continuou no clássico San-São, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Nesta que foi talvez a melhor partida do atacante no ano, um jogo que se mostrava equilibrado e com chances para os dois lados, a Joia mais uma vez desequilibrou a favor do Santos e marcou os três gols da vitória por 3x1 sobre o São Paulo, em pleno Estádio do Morumbi, garantindo a vaga santista na final do estadual pelo quarto ano seguido.
Nesta partida, o atacante marcou também o seu 100º gol pelo Santos (o primeiro dos três), entrando de vez para a lista dos maiores artilheiros em toda a história do clube.
Em 13 de maio, Neymar marcou mais dois contra o Guarani na vitória do Santos por 4x2, conquistando o tricampeonato paulista além da artilharia da competição, com 20 gols.
2013
Em 2013 após classificação nos pênaltis diante do Mogi Mirim, o Santos enfrentou o Corinthians na final do campeonato Paulista. Após perder por 2x1 no Pacaembu, a equipe santista empatou por 1x1 na Vila Belmiro e Neymar não conseguiu ajudar o Santos a conquistar o tetracampeonato paulista.
Confira as fotos da negociação na Galeria de Imagens: