Continua depois da publicidade
Grande surpresa do Masters 1000 de Madri, o suíço Stanislas Wawrinka não foi páreo para a força de Rafael Nadal no saibro e acabou derrotado na decisão do torneio. Com primeiro set arrasador, o espanhol não teve dificuldades para fazer 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4, voltando a levantar o troféu do Masters de seu país após três anos. Além disso, amplia para nove o número de partidas vencidas sobre Wawrinka, que ainda não sabe o que é superar o Rei do Saibro.
Sob os olhares de Messi e Cristiano Ronaldo, Nadal abriu caminho para o tricampeonato logo no início do primeiro set. Com duas quebras, abriu 4 a 0 e apenas administrou a vantagem sobre o rival para fechá-lo em 6/2, após 32 minutos.
Empenhado em tentar equilibrar as investidas, Wawrinka manteve a segunda parcial empatada durante bom tempo. Sem ameaçar no serviço de Nadal, o suíço salvou três break points em seus três primeiros saques, mas acabou cedendo a quebra no sétimo game. Em vantagem, Nadal confirmou com tranquilidade para abrir 5/3 e manter a diferença até o final da decisão.
Este foi o terceiro título do espanhol em Madri, o 23º em Masters 1000. Após vencer em 2005, o Rei do Saibro voltou a triunfar apenas em 2010, e havia visto Novak Djokovic e Roger Federer levarem a melhor nas duas edições do torneio.
Com o sexto troféu em oito competições disputadas na temporada, marcada por seu retorno ao circuito após sete meses afastado com lesão no joelho, Nadal chega a 75 títulos de simples na carreira, o 40º no saibro. O feito o iguala ao austríaco Thomas Muster como o segundo maior campeão no piso de terra batida, atrás apenas do argentino Guillermo Vilas, que possui 45.
Continua depois da publicidade