Continua depois da publicidade
Com um desempenho surpreendente em 2013, o espanhol Rafael Nadal confirmou o favoritismo e garantiu vaga na decisão do Masters 1000 de Roma, na Itália. Com a vitória sobre o tcheco Tomas Berdych, em dois sets, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h19, o canhoto de Mallorca chegou à oitava final no ano após oito torneios disputados.
Depois de uma lesão sofrida em Wimbledon, em junho de 2012, Nadal ficou fora das quadras por oito meses e retornou ao circuito para a disputa do ATP 250 de Viña del Mar, no Chile, em fevereiro deste ano. Ainda nas primeiras competições, ele reclamou de dores e sobre a incerteza de garantir bons resultados em seu retorno às disputas, mas seu desempenho vem mostrando a boa fase do atleta. Dos sete torneios disputados sem contar com o torneio de Roma, o espanhol foi campeão em cinco ocasiões (ATP 250 de São Paulo, ATP 500 de Acapulco, Masters de Indian Wells, ATP 500 de Barcelona e Masters de Madri).
Na próxima fase, Nadal enfrentará o vencedor do confronto entre o francês Benoit Paire e o suíço Roger Feder. Se o duelo for contra Paire, será apenas a terceira vez que os dois se encontrarão. Nas duas únicas ocasiões, que aconteceram neste ano, em Madri e em Barcelona, o número 5 do mundo levou a melhor. Já se o oponente for Federer, será mais uma decisão que os dois protagonizarão. Os ex-melhores tenistas do mundo já se enfrentaram 31 vezes, com 21 vitórias do espanhol.
Continua depois da publicidade
Em sua partida, o cabeça de chave 5 conseguiu uma quebra logo no primeiro game para ficar em vantagem no placar. Na sequência, conseguiu mais uma quebra no quinto ponto. Na segunda parcial, o duelo começou mais equilibrado e Berdych ainda teve um break-point no segundo game, mas não soube aproveitá-lo. O set continuou equilibrado até que Nadal conseguiu uma quebra no nono ponto, ficou vencendo por 5/4 e sacou para sacramentar a vitória.