Continua depois da publicidade
Se existiam dúvidas sobre as condições físicas de Rafael Nadal após a batalha de cinco sets contra o norte-americano Tim Smyczek, elas foram liquidadas nesta sexta-feira. O espanhol atropelou o israelense Dudi Sela, 106º colocado no ranking mundial, por 3 sets a 0, com direito a “pneu”, parciais de 6/1, 6/0 e 7/5, em 2h04 de partida, pela terceira rodada do Aberto da Austrália.
Atual vice-campeão em Melbourne, Rafael Nadal terá pela frente nas oitavas de final o sul-africano Kevin Anderson, cabeça de chave número 14, que bateu o francês Richard Gasquet, em sets diretos, com parciais de 6/4, 7/6 (7-3) e 7/6 (8-6).
O espanhol campeão da edição de 2009 não é eliminado nas oitavas de final desde 2005, quando caiu para o australiano Lleyton Hewitt, vice-campeão daquele ano.
Continua depois da publicidade
O jogo
Dominando o fundo de quadra e subindo bem à rede, Nadal foi agressivo e logo de cara abriu 4/0. O espanhol usou a estratégia de ficar trocando bolas até que o adversário cometesse o erro ou surgisse a oportunidade de subir à rede. E deu certo. O número 3 do mundo conquistou a terceira quebra no sétimo game e fechou a parcial em 28 minutos.
Bem fisicamente, o Touro Miura manteve o estilo de jogo no segundo set, com sucesso. Impecável no primeiro serviço, Nadal colocou nove bolas na quadra do israelense neste fundamento e pressionou Sela para que acusasse novos erros. O resultado dessa dinâmica foram mais três quebras favoráveis ao terceiro melhor do mundo e um “pneu” aplicado.
Continua depois da publicidade
O terceiro set foi bem mais complicado para Rafa, que sentiu o cansaço batendo à porta e apresentou queda de rendimento. Dudi Sela se aproveitou disso para subir mais à rede, pressionou o espanhol, que já não tinha mais sua canhota tão potente, e conseguiu manter seu serviço intacto até o 12º game, quando sentiu a pressão e foi quebrado por Nadal após bela pancada de esquerda.