Esportes

Mundial Feminino começa ofuscado por escândalo e por final da Liga

O Mundial causa polêmica há muitos meses porque todas as partidas acontecerão em gramado sintético, contrariando a maior parte das jogadoras

Publicado em 06/06/2015 às 15:48

Compartilhe:

Ofuscado pela final da Liga dos Campeões e em meio ao escândalo de corrupção na Fifa, o Mundial Feminino de Futebol começa neste sábado, no Canadá, quando a seleção local enfrenta a China pelo Grupo A, na sede de Edmonton, às 19h de Brasília. A atual edição do torneio conta com muitas novidades e tende a ser o último campeonato organizado oficialmente pela gestão Joseph Blatter na Fifa.

O Mundial causa polêmica há muitos meses porque todas as partidas acontecerão em gramado sintético, contrariando a maior parte das jogadoras. Elas reclamam que a Fifa jamais aceitaria que uma Copa do Mundo masculina acontecesse com grama não natural. Sentem-se desprestigiada.

A competição, porém, cresceu de tamanho e de projeção, o que inclui o aumento no número de equipes participantes, que passou de 16 para 24. As equipes estão divididas em seis grupos, com Canadá, Alemanha, Japão, EUA, Brasil e França como cabeças de chave.

 A seleção brasileira faz parte do Grupo E junto com Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica (Foto: Divulgação/CBF)

Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final junto com as quatro melhores terceiras colocadas. A seleção brasileira faz parte do Grupo E junto com Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica. O time comandado pelo técnico Vadão conta com um projeto de seleção permanente, visando estar ao nível das melhores equipes do mundo.

Sétima colocada no ranking da Fifa, a equipe liderada por Marta fica atrás de Noruega, Suécia, Japão e França, além das fortíssimas equipes da Alemanha e dos Estados Unidos, grandes postulantes ao tricampeonato. O Brasil, vice em 2007, nunca foi campeão mundial de futebol feminino.

Quem defende o título é a seleção japonesa, comandada pela experiente meio-campista Homare Sawa, de 36 anos. Entre as craques, além de Marta e Sawa, destacam-se Nadine Angerer (goleira da Alemanha), Christine Sinclair (atacante do Canadá) e Alex Morgan e Abby Wambach (Estados Unidos).
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Travessia de balsas no Litoral de SP é paralisada por conta dos fortes ventos

Cidades da região estão enfrentando problemas por conta do tempo no começo da noite desta sexta

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3200, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter