Parque conta com cerca de 10km de trajeto para ciclistas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Praticar atividades físicas ao ar livre, em contato com a natureza, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Nestes casos, para quem mora em grandes metrópoles, os parques são uma das principais escolhas para a realização de diferentes modalidades esportivas. Uma delas, que tem atraído a atenção de moradores da capital paulista, é o mountain bike e o Parque Estadual da Cantareira, administrado pela Urbia, que conta com cerca de 10km de trajeto onde os ciclistas podem se aventurar.
Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Parque é conhecido por proporcionar uma vista panorâmica da cidade no mirante da Pedra Grande, que fica a 1.010 metros de altura. A boa notícia é que é possível chegar ao local de bicicleta, já que o espaço dispõe de uma estrada asfaltada de 9,5 quilômetros, com duas opções de caminho, e com sinalização indicando a distância restante até a Pedra.
Continua depois da publicidade
Outro percurso permitido para ciclistas é o que dá acesso ao Lago das Carpas, onde os frequentadores podem apreciar os peixes que o habitam. O trajeto é formado por dois quilômetros de distância, tendo o Lago como destino que é considerado um dos principais atrativos do Parque Estadual da Cantareira e fica localizado na divisa entre São Paulo e Mairiporã.
Ambos os trajetos têm grau de dificuldade baixo para médio, havendo trechos de subidas íngremes e que passam por asfalto e terra, então é fundamental o uso de roupas confortáveis e equipamentos de segurança, como capacete. Além disso, ao longo dos percursos são localizados espaços para descansar.
Continua depois da publicidade
Para ter acesso, os visitantes precisam preencher um termo de responsabilidade obrigatório, logo na entrada do Parque Estadual da Cantareira. Vale ressaltar que menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.
Transporte público
Quem optar pelo transporte público poderá pegar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Tucuruvi, as alternativas são: 2020/10 Metrô Tucuruvi -- Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana -- Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana -- Vila Albertina.
Continua depois da publicidade