Continua depois da publicidade
O Mineirão tem tudo para ser palco de um grande espetáculo neste domingo, a partir das 16 horas. Líder e atual campeão Brasileiro, o Cruzeiro recebe o Santos de Robinho em duelo válido pela 15ª rodada da competição.
Com dez pontos a mais que o Peixe, a Raposa tenta se recuperar do empate contra o Criciúma para não correr o risco de ver Inter e Corinthians encostarem na ponta da tabela. Já o Santos perdeu os dois últimos compromissos pelo Brasileirão e despencou para nono. Uma vitória neste domingo reergueria o time de Oswaldo de Oliveira e ainda elevaria o moral da equipe, que reinicia uma nova fase comandada pelo Rei das Pedaladas.
“Nível de Neymar, Zico, Ronaldinho Gaúcho. Maneira como se porta em campo, como controla o jogo. Isso é o que o motiva. Ele passa por aqui, tem fotografia, pedalada, lembrança, ele pensa que vai arrebentar e é isso eu espero”, disse o treinador do alvinegro praiano, apostando suas fichas no camisa 7 e na vontade da equipe em bater o líder da competição. “Lastimo que não tenhamos uma semana para preparar, nem tempo suficiente de recuperação, mas temos um estímulo grande: jogar contra uma equipe dessas é sempre elemento motivador. Vamos para tentar fazer um grande jogo contra o melhor time do Brasil nos últimos dois anos”, avisou.
Aliás, o adversário do Peixe não deixa de ser uma fonte de inspiração para o próprio Oswaldo de Oliveira, que reconhece os méritos do time de Marcelo Oliveira.
Continua depois da publicidade
“Trabalho belíssimo da gestão do Cruzeiro, do Marcelo e dos jogadores. É um prazer ver Cruzeiro jogar. Tenho acompanhado não só porque é adversário, mas porque é bom ver o Cruzeiro jogar”. Além de ter apenas dois dias de descanso, já que teve de entrar em campo na última quinta-feira pela Copa do Brasil, o Santos tem dois desfalques. Alison e David Bráz estão suspensos e não jogam. Porém, o técnico santista refutou fazer mistério e já confirmou o time.
“Vai jogar o Alan (Santos). Vem treinando muito bem. Ele parou de frequentar mais a equipe titular porque teve uma contusão no tornozelo, que teve certa gravidade, e isso o tirou dos treinos e dos jogos numa fase muito importante”, revelou, antes de enaltecer as qualidades de seu jogador, considerado uma das grandes promessas da base. “Tem características diferentes de Alison. Menos combatido, mas muito técnico, joga com cabeça em pé e faz nosso meio funcionar com mais dinamismo porque se alterna com Arouca”.
Continua depois da publicidade
Na zaga, Bruno Uvini foi poupado na vitória contra o Londrina e está recuperado de um entorse no tornozelo esquerdo. Com isso, formará dupla com Edu Dracena. O capitão entrou no segundo tempo do confronto pela Copa do Brasil e mostrou estar totalmente recuperado da grave lesão no joelho que o afastou dos gramados desde janeiro.
“Dá para pensar em brigar pelas primeiras colocações. Infelizmente, não conseguimos vencer os times que estão lá na frente, agora nada melhor que vencer o líder”, comentou o experiente zagueiro, que já atuou pelo rival deste domingo. Vale lembrar que o Santos tem a segunda melhor defesa da competição (sofreu 8 gols), enquanto o Cruzeiro o melhor ataque (marcou 29).
Já o Cruzeiro vem de dois empates nas duas últimas rodadas e quer retomar o caminho das vitórias neste domingo. Para se dar bem, a Raposa terá mudanças na equipe para não ser surpreendida no Gigante da Pampulha.
Continua depois da publicidade
O comandante cruzeirense optou por manter o jovem Mayke na lateral direita, deixando Ceará, que se recuperou de lesão muscular, entre os reservas. O meia-atacante Ricardo Goulart, artilheiro do Brasileiro, que foi poupado dos treinos durante a semana não será problema para o duelo contra o Peixe.
Outra mudança em relação ao time que empatou com o Criciúma é a volta do volante Henrique, que cumpriu suspensão contra os catarinenses. O jogador recebeu uma entrada dura no duelo contra o Botafogo, e ainda sente dores no tornozelo, mas tem condições de atuar. Henrique entra na vaga de Nilton, que vai para o banco de reservas.
Por fim, o atacante Willian fica com o lugar de Marquinhos, e comemora a chance. “Fico feliz pela oportunidade, a gente trabalha para isso. O Marcelo (Oliveira) tem essas opções no elenco, está bem servido em todas as posições. Fico feliz de voltar ao time e espero aproveitar da melhor maneira possível a chance para ajudar o Cruzeiro a vencer” declarou.
Continua depois da publicidade
Tradicionalmente a historia dos confrontos entre a Raposa e o Peixe é recheada de gols. Uma média de três tentos por partida. O atacante Willian entende que esse fator pode ser fundamental para firmar de vez seu espaço entre os titulares, pois a oportunidade de balançar as redes existe e cabe a ele e os companheiros manterem a média dos embates.
“É a oportunidade de se firmar na equipe, marcando gols e na primeira colocação do campeonato. Temos que fazer nosso dever de casa. Claro que se trata de um jogo muito difícil. Sabemos da nossa força, ainda mais com o apoio da nossa torcida. Que possamos fazer um bom jogo, com intensidade, para se Deus quiser conseguir esse três pontos para nos dar uma segurança a mais na primeira colocação” disse.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X SANTOS
Continua depois da publicidade
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de agosto de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes:Rafael da Silva Alves (RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno
Técnico:Marcelo Oliveira
SANTOS: Aranha, Cicinho, Bruno Uvini, Edu Dracena e Mena; Alan Santos, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Continua depois da publicidade