Esportes

Messi, Mbappé e Haaland são os finalistas do prêmio The Best da Fifa

Os três também foram os finalistas da premiação Bola de Ouro, da revista France Football, vencida pelo argentino

Folhapress

Publicado em 14/12/2023 às 18:45

Atualizado em 14/12/2023 às 18:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Messi / Reprodução Twitter

Continua depois da publicidade

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (14) os três finalistas do prêmio The Best de melhor jogador da temporada. Sem surpresas, concorrem o craque argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland. Os três também foram os finalistas da premiação Bola de Ouro, da revista France Football, vencida pelo argentino.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Possível despedida de Messi no Brasil só tem ingressos disponíveis por R$ 2.600

• Falta de contrato atrasa venda de ingressos para possível último jogo de Messi no Brasil

• Durmam com essa hermanos! Papa Francisco coloca Pelé acima de Messi e Maradona

Na atual edição do prêmio da Fifa, o período de avaliação do desempenho dos jogadores engloba as datas de 19 de dezembro de 2022 (pós-Copa do Mundo conquistada pela Argentina no Qatar) até 20 de agosto de 2023. A cerimônia de premiação está prevista para 15 de janeiro de 2024, em Londres. Desde 2016, o prêmio, que existe desde 1991, chama-se The Best.

Sete vezes eleito o melhor do mundo pela honraria concedida pela Fifa, incluindo a última edição, de 2022, Messi, 36, conquistou no intervalo considerado o campeonato francês pelo PSG (Paris Saint-Germain), com 16 gols e 16 assistências em 32 partidas.

Continua depois da publicidade

Na sequência, o argentino deixou a capital francesa para se juntar ao elenco do Inter Miami, time de David Beckham nos Estados Unidos. Cerca de um mês após desembarcar em solo americano, o argentino já conduziu o Inter Miami ao seu primeiro título, com a conquista da Leagues Cup, competição que reúne clubes dos Estados Unidos e do México. O troféu tornou Messi o recordista de conquistas no futebol em nível profissional, com 42 canecos.

Pela seleção da Argentina, o craque alcançou a marca de cem gols anotados em março de 2023, com a formação encerrando o ano na liderança na tabela de classificação das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O francês Kylian Mbappé, 24, credenciou-se ao prêmio de melhor da temporada também pela conquista do campeonato francês pelo PSG, terminando o torneio com a liderança na artilharia, com 29 gols marcados. O desempenho lhe garantiu o prêmio de melhor jogador da temporada na França.

Continua depois da publicidade

Mbappé também ajudou a seleção francesa a se classificar para a Eurocopa de 2024, na Alemanha. O país garantiu a vaga após bater a Holanda, em outubro, com os dois gols da equipe anotados por ele.

Já o centroavante Haaland, 23, arrumou seu lugar entre os finalistas como a principal estrela do dominante Manchester City. A equipe comandada pelo treinador Pep Guardiola monopolizou as competições que participou na última temporada, com a conquista da tríplice coroa: Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra.

O norueguês foi peça fundamental. Ele bateu o recorde de gols em uma edição da Premier League, balançando a rede 36 vezes. Na Champions, sagrou-se o artilheiro da competição pelo segundo ano seguido, com 12 gols.

Continua depois da publicidade

A lista prévia com os 12 postulantes ao título havia sido divulgada pela entidade em setembro. A partir desta lista, os três finalistas foram escolhidos por um júri internacional formado por treinadores de seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas de futebol e torcedores que votaram através do site da Fifa. Cada grupo teve 25% de peso na decisão final, independentemente do número de eleitores em cada grupo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software