Continua depois da publicidade
O Santos estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 3 de janeiro. No Grupo D, na cidade de Lins, o Peixe inicia sua caminhada pelo quarto título da maior competição de base do país. Atual bicampeão, o alvinegro praiano tem pela frente o Penapolense, Babaçu (MA) e o Linense, respectivamente, na primeira fase da competição. Treinando há duas semanas no CT Rei Pelé, o elenco do Peixe iniciou os trabalhos com uma forte preparação física para dar toda a base e firmeza que os garotos precisam para a intensa competição. Tudo isso foi planejado por toda a comissão técnica e gerência do departamento.
À frente dos trabalhos físicos, o fisiologista Gustavo Jorge, e os preparadores físicos Sérgio Peres e Marcelo Garrafoli acompanham os atletas durante as atividades e seguem a risca um cronograma que tem dado certo nos últimos anos.
“É o segundo ano que seguimos este planejamento, que é específico para a Copa São Paulo. Monitoramos os atletas através de um GPS e temos um banco de dados sobre cada. Desta maneira, podemos trabalhar de uma forma única com cada jogador, desenvolvendo os pontos necessários e os preparando da melhor forma para essa competição”, disse o fisiologista.
Dentro de campo, Sérgio Peres também ressalta a dedicação dos meninos. “Eles estão com uma vontade tremenda de trabalhar. Aguentam o sol forte e se doam ao máximo. Isso facilita o nosso trabalho e nos deixa com uma melhor sintonia entre atletas e comissão”, explicou o preparador físico.
Continua depois da publicidade
Dirigindo os trabalhos técnicos, o treinador Pepinho Macia, junto com seu auxiliar Emerson Ballio, já aprovam o desempenho do elenco nessas primeiras semanas e esperam que o time possa evoluir ainda mais até a estreia.
“Já temos visto nos treinamentos um elenco com muita qualidade técnica. Eles estão aflorando, e é isso que temos que fazer. Otimizar os trabalhos. Se a gente conseguir isso, novamente entraremos com uma equipe forte na Copa São Paulo”, comentou o Pepinho.
Continua depois da publicidade
Com uma boa expectativa para a primeira fase da competição, o gerente das categorias de base do Peixe, Hugo Machado, ressalta a importância da execução deste planejamento para que a equipe possa realizar uma boa campanha.
“O ano de 2014 foi de muita alegria para nós. Montamos um bom planejamento, e com dedicação conseguimos alcançar nossos objetivos. Vencemos a Copinha em janeiro, conquistamos o Torneio de Durban Sub-19, na África do Sul, e ainda vencemos os Paulistas Sub-13 e Sub-17. Isso gera um aprendizado muito grande para estes meninos, que ainda estão em formação. Queremos repetir a dose na Copa São Paulo. Vamos trabalhar para isso”.
A primeira partida do Santos acontece diante do Penapolense, no dia 3 de janeiro, às 16 horas (de Brasília). O jogo será realizado no estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, na cidade de Lins. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade