A falta de continuidade à beira do campo resultou em uma equipe fragilizada defensivamente / Raul Baretta/ Santos FC
Continua depois da publicidade
É impossível iniciar o Campeonato Brasileiro de 2025 sem lembrar da edição que marcou negativamente a história do Santos.
Em 2023, o Peixe ficou entre os quatro últimos colocados da competição e teve que disputar a Série B no ano seguinte.
Nesta temporada, a equipe sofreu com constantes mudanças no comando técnico. Ao todo, a gestão de Rueda contou com cinco treinadores nesse período. Além do interino Claudiomiro Santiago, Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes assumiram o time em diferentes momentos.
Continua depois da publicidade
A falta de continuidade à beira do campo resultou em uma equipe fragilizada defensivamente. No total, o Santos sofreu 93 gols nas quatro competições que disputou. Por outro lado, o setor ofensivo marcou apenas 57, resultando em um saldo negativo de 36 gols.
Dentro do torneio estadual, o alvinegro praiano passou perto de ter o mesmo destino que teve na principal competição nacional do Brasil. Membro do grupo A, que também contou com os classificados Bragantino e Botafogo-SP, além do Inter de Limeira, o clube ficou na terceira colocação e não avançou para as fases decisivas.
Já na classificação geral, o Santos ficou na décima primeira colocação a quatro pontos do primeiro rebaixado no torneio.
Continua depois da publicidade
A competição mata-mata foi, de certa forma, um ponto fora da curva na campanha santista. Apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final contra o Bahia, a equipe sofreu apenas um gol. No entanto, foi justamente esse gol que levou o confronto para os pênaltis, resultando na classificação do clube nordestino para as quartas de final.
O Santos também participou de uma competição continental em 2023, a Copa Sul-Americana. No entanto, as atuações de baixo nível se repetiram, e o clube terminou em terceiro no seu grupo, sendo eliminado após enfrentar Audax Italiano, Newell’s Old Boys e Blooming.
A edição de 2023 do maior campeonato nacional do país foi marcante para o clube paulista, mas por um motivo doloroso. Pela primeira vez em sua história, o Santos figurou entre os quatro times rebaixados para a segunda divisão.
Continua depois da publicidade
O duelo contra o Internacional se tornou o símbolo da queda do time. Jogando fora de casa, no Beira-Rio, o Santos foi goleado por 7 a 1. Apesar do resultado extremamente negativo, a equipe, então comandada por Marcelo Fernandes, chegou à última rodada ainda com chances de permanência. No entanto, com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, diante de sua torcida, o rebaixamento foi confirmado.
Após a queda, os arredores da Vila Belmiro foram palco de uma manifestação violenta de parte da torcida. Atos de vandalismo resultaram em veículos incendiados, incluindo ônibus, além de transtornos na logística do bairro.
No total, o Alvinegro Praiano somou apenas 43 pontos, terminando na 17ª posição.
Continua depois da publicidade