Esportes

Medina vence em Portugal e embala para decisão do título mundial no Havaí

O brasileiro assume a vice-liderança do ranking e embala para a disputa do título mundial no último evento, que será realizado a partir do dia 8 de dezembro no Havaí

Folhapress

Publicado em 25/10/2017 às 14:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Gabriel Medina venceu o australiano Julian Wilson e conquistou nesta quarta-feira a etapa de Portugal da WSL / Divulgação

Continua depois da publicidade

Em uma final emocionante, o brasileiro Gabriel Medina venceu o australiano Julian Wilson e conquistou nesta quarta-feira a etapa de Portugal da WSL, o circuito mundial de surfe. Campeão também na França há duas semanas, Medina assume a vice-liderança do ranking e embala para a disputa do título mundial no último evento, que será realizado a partir do dia 8 de dezembro no Havaí.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para ficar com o troféu da temporada, o brasileiro ainda depende de uma combinação de resultados. Se vencer a etapa do Havaí, ele terá que torcer para o atual líder, John John Florence, não passar das semifinais. Outras combinações são possíveis caso o havaiano perca antes.

Continua depois da publicidade

"A vantagem ainda é do John John Florence, mas nada é impossível", disse Medina ao fim da bateria. Campeão mundial em 2014, ele superou um início de temporada irregular para, na reta final, crescer na disputa pelo título. Julian Wilson e Jordy Smith também chegam ao Havaí com chances de título.

Na final desta quarta-feira (25), Medina abriu vantagem com um tubo que rendeu nota 5,17. Quando faltavam cerca de 15 minutos para o término, o brasileiro completou um aéreo, pontuado em 5,67. Em um mar com condições difíceis, a vantagem deixou Julian Wilson, ainda sem uma boa nota, em situação difícil.

Continua depois da publicidade

Mas o australiano reagiu e conseguiu a virada parcial ao completar um tubo. Precisando de 5,28 pontos, Medina conseguiu nova virada surfando as duas melhores ondas nos dois minutos finais: 6,93 e 6,33. Assim fechou a bateria com vitória por 13,26 a 10,94.

O título também significou uma revanche contra Julian Wilson, que havia vencido o brasileiros nas três últimas finais entre os dois: no Tahiti-2017, Havaí-2014 e Portugal-2012.

A quarta-feira já tinha começado com uma boa notícia para Medina: John John Florence perdeu para o americano Kalohe Andino nas quartas de final e deixou a disputa pelo título aberta. Ele seria campeão antecipado caso vencesse em Portugal.

Continua depois da publicidade

Outro brasileiro a chegar ao dia final, Miguel Pupo perdeu nas quartas de final para Kanoa Igarashi por 12,50 a 8,44.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software