Continua depois da publicidade
O atacante uruguaio Luis Suárez sofreu uma suspensão de nove jogos e quatro meses e está fora da Copa do Mundo. O Uruguai enfrenta a Colômbia no Maracanã no sábado e, se vencer, joga contra o Brasil nas quartas-de-finais. Mas sem o melhor jogador da liga inglesa em campo.
Suárez foi condenado pela mordida que deu em um zagueiro italiano durante o jogo que eliminou o time de Balotelli na primeira fase da Copa do Mundo. Criticado por ex-jogadores, presidentes e até psicólogos, Suárez entra na lista de grandes jogadores que ficam de fora de parte de um Mundial por agressões ou por comportamento inadequado.
Continua depois da publicidade
O time uruguaio vinha alertando nos últimos dias que seu jogador estava sofrendo "perseguição" e que uma punição seria resultado de uma iniciativa da imprensa inglesa, além de uma conspiração do Brasil. A Federação Uruguaia de Futebol chegou a pedir solidariedade entre os cartolas sul-americanos, justificando que "a região vê o futebol" de uma "outra forma". Para os dirigentes uruguaios, a mordida jamais aconteceu.
Essa foi a terceira vez que Suarez foi condenado por morder um adversário. Na Holanda, ele pegou sete jogos de suspensão. Na Inglaterra, em abril, ele foi suspenso com dez jogos.
Continua depois da publicidade
Arrastar
Mas o caso corre o risco de se transformar em uma batalha judicial. Os uruguaios esperaram até o último minuto do prazo dado pela Fifa para apresentar a defesa. Isso obrigou a entidade a se reunir pela noite de ontem. A delegação de Montevidéu ainda indicou que vai recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Uma apelação ainda poderia ser levada à Corte Arbitral dos Esportes, com sede em Lausanne. Ao contrários dos Jogos Olímpicos de 2012, o tribunal optou por não se transferir para o Rio. Mas a entidade está de prontidão, caso uma disputa ocorra. Suárez também deve perder dinheiro. 888poker, uma das empresas que o patrocina, deixou claro que "não vai tolerar esse comportamento" e que vai "rever sua relação" com o jogador.
A Adidas também indicou que está monitorando o caso e relembra o jogador de "suas responsabilidades". De Alcides Ghiggia ao presidente do Uruguai, as condenações vieram de forma dura contra o jogador que foi eleito o melhor da Liga Inglesa no ano e tem sido decisivo para o Uruguai.