Continua depois da publicidade
A judoca Érika Miranda (52kg), da categoria ligeiro, levou o primeiro ouro do Brasil nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. Com 28 anos, a 3ª no ranking mundial derrotou a canadense Ecaterina Guica após dois golpes seguidos e conseguiu sua primeira medalha de ouro na competição.
A brasileira imobilizou a dominicana Garcia em apenas 1min22s nas quartas-de-final. Na semi, passou pela equatoriana Diana Diaz antes de enfrentar Ecaterina Guica, que havia eliminado a norte-americana Angelica Delgado na mesma fase.
Os dois bronzes ficaram com Angélica Delgado, que venceu a dominicana Maria Garcia, e a cubana Gretter Romero, que derrotou a equatoriana Diana Diaz.
Continua depois da publicidade
Érika Miranda foi ouro no Grand Prix de Baku em 2015, prata no Pan de 2007 e bronze em Guadalajara 2011. No Mundial de 2013, a judoca do Minas Tênis Clube levou a prata e no de 2014, o bronze.
Brasileiros continuam na luta por outras medalhas
Neste domingo, outros três brasileiros vão ao tatame para continuar as disputas no Pan. Pela categoria masculina, dois atletas enfrentam adversários de El Salvador: Charles Chibana luta contra Gustavo Lopez, enquanto Alex Pombo encara Juan Rosa. Na disputa feminina, Rafaela Silva duela contra a argentina Gabriela Narvaez.
Continua depois da publicidade