Esportes

Interlagos tem histórico de disputas memoráveis na F1

Apesar de em 2014 a corrida não decidir o título, terá grande peso para a acirrada disputa para a dupla da Mercedes, formada pelo alemão Nico Rosberg e pelo inglês Lewis Hamilton

Publicado em 05/11/2014 às 12:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Quando a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) optou por transferir o GP do Brasil para o fim do calendário, em 2004, deu chance para os fãs de Fórmula 1 conferirem de perto decisões memoráveis de título em Interlagos. O circuito, já famoso pelo traçado anti-horário e pelo tempo instável, propiciou disputa memoráveis, nas quais por seis vezes indicaram o campeão da temporada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar de em 2014 a corrida não decidir o título, terá grande peso para a acirrada disputa para a dupla da Mercedes, formada pelo alemão Nico Rosberg e pelo inglês Lewis Hamilton, que, inclusive, já participou de duas decisões de campeonato no autódromo paulistano.

O circuito, já famoso pelo traçado anti-horário e pelo tempo instável, propiciou disputa memoráveis, nas quais por seis vezes indicaram o campeão da temporada (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Relembre algumas destas disputas memoráveis:

Continua depois da publicidade

2005 - O Brasil era a antepenúltima etapa do Mundial e o espanhol Fernando Alonso, da Renault, podia ser campeão até mesmo sem pontuar, desde que o concorrente direto, o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, chegasse no máximo em quinto lugar. Na pole, o espanhol fez corrida cautelosa e terminou em terceiro com Raikkonen em segundo e o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, como vencedor. A bandeira quadriculada teve ainda múltiplos significados, pois Alonso conquistou ao mesmo tempo o seu primeiro título e encerrou o domínio do alemão Michael Schumacher, da Ferrari, vencedor dos cinco campeonatos anteriores.

2006 - Novamente Alonso era o favorito para o Brasil, que seria a última etapa do Mundial. Na ocasião, o adversário era Schumacher. O alemão tinha confirmado que encerraria a carreira ao fim daquele ano e precisava de um milagre para ser campeão. Era preciso vencer e torcer para o concorrente não pontuar. Na prova, Schumacher teve problemas, caiu para a última posição e teve uma reação incrível, ao conseguir terminar em quarto. Alonso chegou em segundo e garantiu o bicampeonato, em tarde de extrema alegria da torcida pela vitória de Felipe Massa. O piloto da Ferrari liderou a corrida do início ao fim e pela primeira vez desde 1993 um brasileiro ganhou a prova em casa.

2007 - Três pilotos tinham chance de título na prova final da temporada e o campeão foi justamente o mais improvável de todos. Kimi Raikkonen, da Ferrari, ganhou a prova e o título graças à ajuda do companheiro de equipe, Felipe Massa, e os erros dos concorrentes da McLaren, Fernando Alonso e Lewis Hamilton. O inglês errou logo no começo da prova e caiu para as últimas posições. Já o espanhol foi apenas o terceiro, enquanto a Ferrari confirmava a dobradinha. Com um jogo de equipe bem preparado, Massa abriu espaço para o finlandês coroar um campeonato muito disputado, vencido por ele com 110 pontos contra 109 de Alonso e Hamilton.

Continua depois da publicidade

2008 - Interlagos foi o palco da decisão de campeonato mais eletrizante da Fórmula 1. Lewis Hamilton, da McLaren, garantiu o título na última curva, quando ultrapassou Timo Glock, da Toyota para chegar em quinto e ganhar de Massa por apenas um ponto. O brasileiro sentiu o gosto de ser campeão por apenas 38 segundos e mesmo com a vitória na prova, subiu ao pódio em lágrimas por ter chegado tão perto de ser campeão em casa. No ano seguinte, de novo um britânico fez a festa no Brasil, com Jenson Button, da Brawn, campeão ao chegar em quinto e assim frustrar as chances de Rubens Barrichello e Sebastian Vettel.

2012 - Sebastian Vettel, da Red Bull, entrou para o seleto grupo de tricampeões ao confirmar o título em Interlagos, na prova final da temporada. O alemão tinha uma confortável vantagem de 13 pontos sobre Fernando Alonso, da Ferrari, e até largou na frente dele, mas rodou na primeira volta e caiu para as últimas posições. Em uma impressionante reação, terminou em quarto lugar e foi campeão. Jenson Button, da McLaren, foi o vencedor.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software