Continua depois da publicidade
Quem quiser comprar ingressos para as disputas da Olimpíada do Rio, em 2016, já pode se inscrever. Segundo o comitê organizador da Olimpíada, serão sorteados cerca de 3 milhões de ingressos, e o resultado será divulgado em agosto. Mas só poderá concorrer nesse segundo sorteio quem participou do primeiro e não foi contemplado e quem foi contemplado e confirmou o pagamento.
O torcedor deverá entrar no site com login e senha e fazer um novo pedido, selecionando as disputas desejadas. Entre os ingressos disponíveis há 57% para preliminares, 14% para quartas de final, 14% para semifinais e 15% para finais.
Quem não foi contemplado no primeiro sorteio terá prioridade no segundo. O sorteio funciona por grupos: o primeiro é o grupo dos que não ganharam nada. O sorteio começará entre esses disputa por disputa (da mais procurada para a menos desejada); depois virá o grupo que foi contemplado uma vez, depois o grupo de contemplados duas vezes e assim por diante.
Continua depois da publicidade
O comprador terá novamente à disposição a ferramenta para controlar o orçamento. Cada torcedor poderá escolher até 20 sessões, mas pode dizer em quantas ele quer ser contemplado. Assim, se o torcedor pediu ingressos para dez sessões, mas só pode ou quer pagar três, ele registra por meio dessa ferramenta que só quer ser sorteado em até três sessões. O sistema vai priorizar as sessões com maior demanda. Assim como no primeiro sorteio, não será possível cancelar apenas algumas sessões após o resultado. O sorteado compra tudo ou cancela tudo.
Só haverá sorteio nas sessões em que o número de pedido supere a quantidade de ingressos disponíveis. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito Visa, e a retirada pode ser feita nas bilheterias, sem custo. Se o sorteado quiser receber os ingressos em casa, pagará uma taxa única de R$ 12.
A venda direta online, sem sorteio, começará em outubro. Os ingressos para os Jogos Olímpicos do próximo ano são vendidos exclusivamente no site. Não existe outra maneira de comprar entrada.
Continua depois da publicidade